O desfile concelhio de Carnaval voltou a encher as ruas da vila de Baião de cor, música e animação, este domingo, 15 de fevereiro, reunindo cerca de 500 participantes num momento de convívio que mobilizou pessoas de todo o concelho.
Organizado pela primeira vez pelo novo executivo municipal presidido por Ana Raquel Azevedo, o desfile confirmou o espírito festivo da comunidade baionense, mesmo perante condições meteorológicas adversas. A chuva marcou todo o percurso, mas não demoveu foliões nem público, que permaneceram nas ruas e participaram com entusiasmo.
Este ano, o desfile apresentou uma alteração no percurso habitual. Os grupos concentraram-se na zona norte da vila, junto ao Hipermercado Intermarché, seguindo depois pela Rua de Camões até à Feira do Tijelinho, onde se reuniram todos os participantes. Foi também nesse local que o executivo municipal, acompanhado pelos presidentes de junta de freguesia, se dirigiu ao público.
A Presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, acompanhada pelo restante executivo, deixou uma mensagem de reconhecimento aos participantes. “Nem a chuva vos demoveu. Estão todos de parabéns. É um orgulho ver como as tradições em Baião se cumprem com este espírito, quer chova quer faça sol. O ambiente que aqui se viveu diz muito da nossa comunidade”, afirmou, agradecendo o empenho de todos os grupos e o ambiente festivo que se manteve apesar do mau tempo.
Devido a alguma precipitação, e por forma a evitar atrasos e minimizar o desconforto dos participantes, o executivo municipal decidiu adaptar o programa inicialmente previsto. A entrega dos diplomas e troféus de participação, que deveria decorrer na Feira do Tijelinho, será realizada posteriormente pelos presidentes de junta às associações e grupos envolvidos, em representação da autarquia.
Ao longo do percurso, a animação esteve a cargo do grupo de samba “Vargaz e Bandu”, que garantiu ritmo e energia constantes, prolongando a festa também na Feira do Tijelinho para todos aqueles que ali permaneceram após o desfile.
Entre caricaturas sociais, personagens de desenhos animados, referências bem-humoradas à atualidade e críticas criativas ao mundo digital e à inteligência artificial, pequenos e graúdos deram corpo a um desfile marcado pela imaginação e pelo envolvimento intergeracional. O Carnaval voltou, assim, a afirmar-se como um espaço de expressão coletiva, onde a comunidade se reúne, cria e celebra.
Participaram nesta edição diversas associações, coletividades, grupos informais e representações das freguesias do concelho.
Da união de Freguesias de Ancede e Ribadouro marcaram presença a Banda Marcial de Ancede, o Grupo de Bombos Via Verde e a Caixinha de Música. Da união de Freguesias de Campelo e Ovil integraram o desfile a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baião, a Eco Simbioses – Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil, Os Alegrinhos – Associação Desportiva e Cultural do Ingilde, o Rancho Folclórico de Baião, a ACR Unidos por Vilares, o Club TT Os Primos, o Grupo São João de Ovil, a Academia de Dança Liliana Castro e a Escola de Dança ByonDance.
Da freguesia de Frende participou a Comissão de Festas de Frende. Da freguesia do Grilo associou-se ao desfile a Associação de Desenvolvimento do Grilo “ADEGRIL”. Da freguesia do Gôve marcaram presença a Associação Cultural e Recreativa do Gôve, a Associação de Modalidades Inovadoras do Gôve (AMIGO), a Associação das Concertinas do Lameirão e o Grupo Sénior do Gôve.
Da freguesia de Gestaçô participaram a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, o Centro de Relação Comunitária de Gestaçô e a ADCR de Gestaçô. A união de freguesias de Teixeira e Teixeiró fez-se representar pelo Centro de Relação Comunitária de Teixeira. Da união de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras marcaram presença o Centro de Relação Comunitária de Tresouras e a Comissão de Festas de Santa Maria Madalena e Senhor da Lapinha.
Da união de freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata participaram a Comissão de Festas de Santa Leocádia e a Comissão de Festas de Mesquinhata. Da união de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas associaram-se ao corso a ACR Santa Cruz do Douro e o Grupo Novos Jovens e Outros Cidadãos. Por sua vez, da Freguesia de Santa Marinha de Zêzere participaram a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, a Associação Vale do Zêzere e a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha de Zêzere.
As juntas de Freguesia de Loivos do Monte e Valadares também se associaram à iniciativa.
Espreite algumas das fotografias do corso carnavalesco em baixo. Para ver a galeria completa, clique aqui: https://shre.ink/ARnb












































