A Praça Heróis do Ultramar recebeu no dia 2 de novembro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, eleitos nas eleições de 12 de outubro.
A sessão iniciou-se com um momento musical, com a interpretação de “O Primeiro Dia”, da autoria de Sérgio Godinho, a que se seguiu a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal para o mandato de 2025-2029.
O novo Executivo, eleito pela coligação “Fazer Acontecer”, é liderado por Ana Raquel Azevedo e integra ainda Leonido Ribeiro, António Azeredo e Olívia Mendes. Como vereadores da oposição, eleitos pelo Partido Socialista, tomaram posse Filipe Fonseca, Liliana Castro e Ana Marta Silva.











DIÁLOGO, COOPERAÇÃO E LEALDADE INSTITUCIONAL
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara, Ana Raquel Azevedo, começou por manifestar “profunda gratidão e emoção”, agradecendo “a presença de todos neste dia que ficará eternizado na minha memória como o momento maior da minha participação cívica e política”, destacando ainda “os homens e mulheres que, quando tudo parecia impossível e inalcançável, foram o suporte, a força anímica e o incentivo desinteressado desta caminhada que culminou com uma vitória histórica.”
A edil, realçou ainda “todos quantos, independentemente do partido e dos resultados alcançados, tiveram a coragem e a nobreza de espírito para dar a cara e fortalecer a construção democrática.”
A Primeira Presidente da Câmara Municipal de Baião nascida já em Democracia, assumiu o “compromisso de tudo fazer para preservar o valor maior da Liberdade e exercer o mandato que me foi confiado com honestidade, transparência e espírito de missão ao serviço exclusivo dos Baionenses.”, acrescentando que “da nossa parte, encontrarão sempre abertura, transparência e vontade de construir, porque o futuro de Baião não se fará em confronto, mas em colaboração. Não se fará com muros, mas com pontes.”
A autarca Baionense terminou a sua intervenção dirigindo-se aos colaboradores municipais, que nas suas palavras são “a pedra angular da consecução deste projeto e nada será possível sem eles”, e adiantou: “Não estarei preocupada com o partido que apoiaram, apoiam ou irão apoiar daqui a quatro anos. Não ficarei incomodada se não concordarem sempre comigo. Confiarei em todos, e todos aqueles que servirem os superiores interesses dos Baionenses com lealdade e profissionalismo terão em mim uma aliada constante. Se assim for – e enquanto assim for -, não tenho dúvida que celebraremos muitas vitórias juntos e construiremos um concelho mais desenvolvido, mais próspero e com mais qualidade de vida.”








ELEIÇÃO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Após a tomada de posse dos eleitos de ambos os órgãos, o primeiro elemento da lista mais votada para a Assembleia Municipal no dia 12 de outubro, Miguel Dinis Correia, da coligação “Fazer Acontecer”, assumiu a condução da sessão de instalação dos órgãos para a eleição da Mesa da Assembleia Municipal, que culminou com a eleição de Armando Fonseca, do Partido Socialista como Presidente da Assembleia Municipal de Baião.
A guarda de honra ficou a cargo dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere.
Estiveram ainda presentes diversos representantes de entidades oficiais e vários autarcas da região.
No fim da sessão, o recém-eleito Presidente da Assembleia Municipal, proferiu o discurso de encerramento, com a tomada de posse a terminar com um momento musical, através da interpretação de “A Gente Vai Continuar” de Jorge Palma.








Conteúdo atualizado em 6 de Novembro de 2025 às 10:38
