Investimento de 3,6 milhões de euros
As obras de construção do Parque de Lazer Urbano da Vila de Baião estão no terreno num investimento municipal com um valor estimado que ultrapassa os 3,6 milhões de euros.
Este projeto, estruturante para o concelho, pretende ser uma mais-valia multifuncional para a comunidade, reunindo áreas de lazer, desporto informal, recreio, manutenção física e novas soluções habitacionais, num espaço inclusivo e acessível a todos.
Localizado junto à variante da EN-321, entre a zona do Tijelinho e as imediações da Rua de Entreparedes, o parque ocupará cerca de 5 hectares e oferecerá trilhos pedonais e cicláveis, vias e parques de estacionamento; zonas de repouso e de recreio infantil; áreas ajardinadas; espaços desportivos informais; equipamentos lúdicos; anfiteatro ao ar livre; e um edifício de apoio. A intervenção incluirá também a qualificação de uma linha de água, promovendo uma maior ligação com a natureza e valorizando ambientalmente a área.
INVESTIMENTO INCORPORA MÚLTIPLOS DOMÍNIOS
Segundo Paulo Pereira, Presidente da Câmara, “esta é mais uma obra com a qual nos comprometemos e que estamos a cumprir. Estamos naturalmente muito satisfeitos com o avanço de uma obra histórica para Baião, que trará benefícios em múltiplos domínios, como a habitação, o lazer, a atividade física e o convívio de toda a comunidade”.
O projeto incorpora também uma dimensão habitacional relevante, com a construção de três blocos de apartamentos e um loteamento com 16 moradias unifamiliares. Dois desses blocos, com 26 fogos cada (tipologias T1 a T3), serão construídos pelo Governo, ao abrigo do protocolo assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível. O terceiro bloco, sob gestão municipal, destinar-se-á à habitação a custos controlados, podendo ser desenvolvido em parceria com entidades privadas mediante concurso público.
“Este investimento permitirá dar uma resposta sólida, disponibilizando habitação de qualidade, incentivando a fixação de pessoas e ajudando à regulação do mercado. É mais um passo no cumprimento da Estratégia Local de Habitação (ELH) delineada para Baião”, reforçou Paulo Pereira.
O Parque de Lazer Urbano da Vila de Baião afirma-se, assim, como um marco para o futuro do concelho. Um espaço público de proximidade e inclusão, promotor da qualidade de vida, do envolvimento comunitário e da sustentabilidade, consolidando Baião como um território moderno e atrativo.














Conteúdo atualizado em 7 de Julho de 2025 às 17:36
