A Ministra da Administração Interna (MAI), Margarida Blasco, homologou, no dia 20 de março, em Baião, o Contrato de Cooperação Interadministrativo para as obras de reabilitação do Posto Territorial de Baião da Guarda Nacional Republicana (GNR) e também da cedência de dois espaços de alojamento, destinados ao apoio a vítimas de violência doméstica.
Na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Paulo Pereira, assumindo “mais um dia feliz” no seu percurso enquanto autarca, deu nota da “grande importância” da obra – um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros – ansiada há muito – com um desfecho positivo, após longos anos de insistência e contatos junto de responsáveis do Governo.
Apontando ao que a obra representa para os profissionais da GNR, o autarca, nas pessoas do Comandante-Geral da GNR, Rui Ribeiro Veloso; do Comandante Territorial do Porto, Paulo Serra; e do Comandante do Posto Territorial de Baião, José Alves, enalteceu e reconheceu o trabalho que diariamente, no território, “em condições desafiantes de vária natureza”, desempenham em favor da ordem, da segurança e da qualidade de vida das populações.














A propósito do projeto da obra, entre outros agradecimentos, Paulo Pereira, emocionado, destacou o papel relevante de Justino Ribeiro, o mais antigo colaborador da autarquia, “um Senhor! – enquanto cidadão, profissional e servidor público…”, sublinhou. E nele, enalteceu todos os funcionários da autarquia “que todos os dias vestem a camisola” ao serviço da comunidade.
ESPERANÇA E CONFIANÇA
A terminar, o Presidente da Câmara Municipal de Baião sinalizou duas situações em cuja evolução positiva deposita “esperança e confiança” por se tratar de ações que protegem e desenvolvem territórios, servindo as pessoas, nomeadamente, a constituição de duas novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) para as duas Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho, e a criação de novas valências para o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa – um Centro de Meios Aéreos, uma Base de Apoio Logístico e um Centro de Formação.
Por sua vez, Margarida Blasco referiu o bom acolhimento que teve, em Baião, após os incêndios, em setembro, elogiou a “persistência” do autarca baionense, o seu “entusiasmo no bem-estar da população”, e destacou o contributo incontornável das autarquias na criação de respostas aos problemas do território.






