O Fundo Social de Baião, uma iniciativa do Gabinete de Apoio à Família (GAF), continua a desempenhar um papel fundamental no apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica.
Em 2024, foram instruídos 126 processos, dos quais 66 receberam apoio, evidenciando o impacto deste programa na melhoria da qualidade de vida dos baionenses.
Entre as várias tipologias de apoio concedidas destacam-se o auxílio na aquisição de medicação, ao arrendamento habitacional, à aquisição de próteses dentárias e óculos, a obras de reabilitação habitacional e apoio económico para refeições escolares.
O programa também inclui bolsas de estudo destinadas a apoiar alunos do ensino superior com comprovada carência económica. Em 2024, foram submetidas 66 candidaturas, das quais 26 foram aprovadas.
Este apoio tem permitido que jovens de Baião prossigam os seus estudos, comprometendo-se, em contrapartida, com a realização de 84 horas de voluntariado em atividades municipais.
De acordo com o vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais, o programa não só responde a necessidades urgentes, mas também aposta na Educação como motor de desenvolvimento, uma vez que “o Fundo Social de Baião é uma ferramenta crucial para apoiar as famílias mais vulneráveis, mas destacamos particularmente o investimento nos estudantes universitários. Estas bolsas representam uma oportunidade para os jovens prosseguirem os seus estudos e, ao mesmo tempo, contribuem para o desenvolvimento da nossa comunidade através do serviço de voluntariado.”
“O Fundo Social de Baião demonstra, assim, ser uma resposta social de proximidade, garantindo não só a melhoria das condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, mas também a promoção do desenvolvimento social e educativo do concelho”, acrescentou.
O ano de 2024 registou um aumento nos processos instruídos e apoiados em comparação com 2023, reforçando a relevância do Fundo Social de Baião como uma resposta eficaz às necessidades locais.
O Código Regulamentar, onde os programas de apoio estão previstos, encontra-se, neste momento, em fase de revisão para adequar, ainda melhor, as respostas sociais às necessidades da população.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Gabinete de Apoio à Família através do telefone 255 541 390 ou do e-mail social@cm-baiao.pt.