ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ambiente Destaques Economia

Desafios do mundo rural estiveram em debate nas Conversas da Agro Douro Verde

O Auditório do Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, acolheu, no dia 26 de outubro, as Conversas da Agro Douro Verde – Resiliência e Sustentabilidade nos Territórios Rurais. Este evento, promovido pela Câmara Municipal com o propósito fomentar o diálogo e a reflexão sobre os desafios e o futuro do setor agrícola e florestal, registou uma adesão significativa, espelhando o interesse e a pertinência do tema.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, defendeu a “necessidade de consciencializar para os problemas emergentes e os desafios sociais atuais”, explorando “novos caminhos e definindo novas estratégias para fortalecer a resiliência e sustentabilidade dos territórios rurais, bem como a competitividade do setor primário”.

O autarca apresentou uma visão abrangente sobre o setor, evidenciando através de dados estatísticos a sua transformação, nomeadamente pela diminuição do número de explorações agrícolas e dos seus efetivos, em alguns casos. Por outro lado,  salientou fatores de crescimento, como o aumento da área dedicada a frutos frescos, citrinos, vinhas e a expansão para 6.500 hectares de exploração florestal.

MEDIDAS DE PROMOÇÃO DO SETOR AGROFLORESTAL

Paulo Pereira elencou algumas das medidas implementadas pelo município para fomentar o setor agroflorestal, como o “apoio financeiro aos criadores de gado, a classificação da Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida regional e a aquisição de terrenos para gestão florestal”. Outras ações incluem a valorização da agricultura de aldeia através de “condomínios de aldeia”, a rearborização de áreas específicas, os avanços para criação de uma Zona de Intervenção Florestal, e o desenvolvimento de uma Central de Biomassa para utilização de recursos endógenos na produção de energia, um projeto para o qual já foram realizados estudos de viabilidade. O município alimenta ainda o compromisso com a valorização dos ecossistemas, renovando a certificação como Destino Turístico Sustentável, em cumprimento dos rigorosos parâmetros estabelecidos pela entidade certificadora.

O edil de Baião lançou, assim, alguns dados para a análise e debate, seguindo-se um conjunto de intervenções e discussão sobre múltiplos temas, no encontro que reuniu autarcas, líderes associativos e representantes de entidades regionais e nacionais ligados ao setor agrícola e florestal. A sessão contemplou debates sobre temas como a “Adaptação às Alterações Climáticas; as Zonas de Intervenção Florestal; a Importância dos Grupos de Ação Local no Desenvolvimento dos Territórios; o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e o Potencial Cinegético da Região”. Foram ainda apresentados testemunhos dos parceiros locais e do público presente.

No evento, que também contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Baião, Filipe Fonseca, e do vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, intervieram várias personalidades, entre as quais Telmo Pinto, primeiro-secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa; José Carlos Valente, em representação da APATA – Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais; Mota Alves, da Federação Minha Terra; Isabel Santana, da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas; Luso Matias, do Clube Português de Monteiros; Luís Soares, coordenador da Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional; Joaquim Madureira, presidente da ACRIBAIMAR – Associação de Criadores de Gado Baião/Marco; Fernando Moreira, presidente da ANCRA – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa e Pedro Alves, da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega. A moderação ficou a cargo de José Martino, da Ruris Societate.

No encerramento da sessão, o vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, agradeceu aos participantes e realçou a qualidade e o interesse das intervenções, frisando que “ficámos todos enriquecidos com este debate”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content