No dia 10 de outubro, o Município de Baião entregou quatro novas viaturas elétricas à Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, reforçando o seu compromisso com a melhoria dos cuidados de saúde prestados à comunidade e sublinhando o alinhamento da autarquia com os princípios da sustentabilidade.
A nova frota automóvel é destinada à prestação de cuidados de saúde ao domicílio, garantindo uma maior proximidade e eficácia no serviço prestado aos baionenses, sendo que as viaturas são destinadas às unidades de saúde concelhias.
O vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca, destacou a importância da renovação da frota, “uma necessidade identificada, sendo que as novas viaturas, pela sua modernidade, condições de higienização e de segurança, representam um avanço significativo na qualidade dos serviços prestados à população”.
Neste contexto, o autarca recordou os investimentos no setor da Saúde, nomeadamente, na requalificação das Extensões de Saúde de Santa Marinha do Zêzere (já concluída) e de Eiriz (em fase de conclusão), bem como das Extensões da Teixeira e de Gestaçô, ambas em fase de lançamento do processo concursal para requalificação.
Para Filipe Fonseca, com a renovação dos equipamentos de saúde e o reforço do parque automóvel, estão “reunidas condições, nas áreas dependentes da Câmara Municipal, para que a qualidade dos cuidados de saúde prestados à nossa população seja cada vez melhor, apontando ao principal objetivo do nosso trabalho enquanto autarcas ao serviço da causa pública, a melhoria da qualidade de vida dos baionenses”, sublinhou.
Recorde-se que, em 2020, a Câmara Municipal assinou o “auto de transferência de competências” na área da Saúde, nomeadamente, a gestão do edificado das unidades de saúde do concelho e a integração dos assistentes operacionais que desempenham a sua atividade profissional nestes espaços.
A entrega das viaturas à Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa resulta de um investimento efetuado pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Investimento Re-C1-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”).