O município de Baião foi distinguido com o Prémio de Excelência Autárquica na categoria Cultura, uma iniciativa do Programa da Cidade Social, sendo o MACC Baião reconhecido enquanto projeto museográfico, cultural, pedagógico e científico. A cerimónia de entrega do prémio teve lugar durante o “II Congresso Cidade Social” que se realizou no dia 25 de setembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
“Este reconhecimento evidencia o trabalho desenvolvido desde a inauguração do Centro Cultural, a 21 de abril de 2023, mas também o esforço anterior, num processo que contou com o empenho e dedicação de muitas pessoas. É igualmente uma forma de reforçar o papel e a relevância do MACC, não só como um polo cultural em Baião, mas também para a região e com projeção internacional”, destacou Anabela Cardoso, vereadora da Cultura e Turismo.
O Prémio de Excelência Autárquica visa sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ao destacar e reconhecer a qualidade destas iniciativas, o prémio não só exalta as boas práticas, como também inspira outras autarquias a seguir exemplos de sucesso, adaptando-os às suas realidades específicas.
A criação de um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas, baseado nas candidaturas apresentadas, permitirá monitorizar e partilhar as boas práticas identificadas, promovendo um ambiente de aprendizagem e colaboração entre autarquias, em benefício de todos.
No contexto do Congresso, o município de Baião foi ainda convidado a apresentar o seu processo de certificação como destino turístico sustentável, sob o tema “Baião: Município com Certificação de Destino Turístico Sustentável. O Processo ao Longo do Tempo”. A apresentação foi realizada por Dora Pinto, coordenadora da “Green Team”, equipa responsável por este processo de certificação.