ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Cultura Destaques

Cumpriu-se o sonho… Inaugurado o Conservatório de Música de Baião

Realizou-se no dia 6 de julho, no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, onde vai funcionar, a cerimónia de inauguração do Conservatório de Música de Baião. Um momento especial, há muito ansiado pelos baionenses, uma nova valência no campo das artes que passa a estar disponível para a comunidade, sendo também um incentivo à aprendizagem e à formação musical. Esta inauguração coincidiu com a celebração do 53. ° aniversário da Casa do Povo de Campelo, entidade promotora do Conservatório. 

Nascido no seio da Casa do Povo de Campelo, que já tinha em funcionamento uma Escola de Música, onde muitos jovens se dedicavam à aprendizagem usando os instrumentos disponibilizados, o Conservatório de Música de Baião traduz a concretização de um sonho antigo da comunidade baionense. 

Na cerimónia, Rosário Queirós, presidente da Casa do Povo de Campelo, após o descerramento da placa alusiva à inauguração do Conservatório, traçou o percurso histórico que conduziu à sua criação, apontando pessoas e momentos que foram fundamentais nessa caminhada, nomeadamente, em 2009, a criação da Orquestra da Casa do Povo de Campelo, com participação em diversos intercâmbios com outras instituições, usando instrumentos e temas musicais ensinados na Escola de Música. “A Casa do Povo chegou a ter cerca de 70 alunos nos vários instrumentos musicais”, revelou ainda, evidenciando a importância dos apoios, nomeadamente da Câmara Municipal de Baião.

O SONHO REALIZADO

Desde 2009, ano em que tomei posse como presidente desta instituição, tentei oficializar o ensino da música no nosso concelho, passar de Escola de Música a Conservatório. Finalmente, hoje, vejo o sonho realizado, e acredito que trazer a música às paredes desta escola irá contribuir para a felicidade, o bem-estar e o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou Rosário Queirós, agradecendo a todos o contributo para esta realização. 

Também o diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota, sublinhou o amplo “envolvimento no projeto que é uma mais-valia para os nossos alunos”, referindo ainda que se trata da “abertura da escola às artes como parte de um caminho que integra um verdadeiro projeto de escola aberta à comunidade”, adiantou, sublinhando que “a vertente artística é fundamental para a formação e educação das nossas crianças e jovens”.

Por sua vez, Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, entidade parceira neste projeto e que vai assumir parte dos encargos neste primeiro ano, uma vez que, no ano de lançamento não existe apoio estatal, elogiou todos os contributos e empenho, deixando um particular sublinhado à “resiliência” da Casa do Povo de Campelo e particularmente da sua presidente.

O autarca, apelando à valorização das relações humanas, do diálogo presencial, disse estar seguro de que “todas as entidades representadas, com a sua presença na cerimónia, significam o seu empenho e dedicação para o sucesso do projeto”, frisou, referindo ainda que as duas filarmónicas do concelho, a Banda Marcial de Ancede e a Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, “terão um papel muito importante naquilo que será o sucesso deste Conservatório”.   

O edil baionense dirigiu-se aos alunos “que nos vão certamente orgulhar a todos, aproveitando o trabalho que tem sido feito pelas duas bandas e, também, pela Escola de Música”, garantiu. 

A concluir o edil baionense deixou uma palavra de “satisfação pelo concretizar do projeto”, sublinhando “o mérito daqueles que contribuíram, onde se destaca a Casa do Povo de Campelo”, disse.

Na cerimónia intervieram ainda, o presidente da confederação das casas do povo, José Santos Novais; um representante da direção pedagógica do conservatório, o baionense Rafael Macedo; e, em representação da DGEstE, Natália Costa.  

No final da cerimónia, realizou-se uma visita às instalações onde vai funcionar o Conservatório, e celebrou-se o aniversário da Casa do Povo de Campelo, num momento abrilhantado por temas musicais interpretados por alunos da Escola de Música. 

Estiveram presentes na inauguração, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca; o vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca; vereadores; ex-vereadores; o presidente da União de Freguesias de Campelo e Ovil, David Monteiro; outros autarcas; ex-autarcas; professores; alunos; dirigentes associativos, entre outros que se quiseram associar ao momento que marca a história do concelho. 

O Conservatório de Música de Baião iniciará as atividades em setembro, com ensino artístico especializado até ao 8.º grau, dando acesso ao ensino superior. As inscrições estão abertas na Escola de Música da Casa do Povo de Campelo. 

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content