Ambiente Destaques

Câmara de Baião reforçou rede de ecopontos

O município de Baião, em parceria com a Resinorte S.A., instalou, durante o mês de março, 5 novos ecopontos no concelho, contando agora com uma rede de 123 equipamentos, distribuídos por todas as freguesias, numa proporção de 143 habitantes por ecoponto.

Continuamos a ter o cuidado de colocar os ecopontos estrategicamente, por forma a prestar o melhor serviço aos baionenses, mas também para incentivar a reciclagem e a redução da quantidade de resíduos a enviar para aterro”, explicou o vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro.

Os equipamentos foram instalados em locais que produzem uma quantidade maior de resíduos e nas freguesias que apresentavam um rácio inferior de ecopontos tendo em consideração o número de habitantes.

Assim, os novos ecopontos foram colocados na rua do Fojo – União de Freguesias de Ancede e Ribadouro; rua do Campo – Santa Marinha do Zêzere; rua dr. Francisco Sá Carneiro – Loivos do Monte; rua do Lameirão – Gôve; e na estrada de Nossa Senhora do Martírio (Corujeiras) – União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas.

O Município de Baião tem vindo a envidar todos os esforços no sentido de promover a separação de resíduos, através de diversas campanhas de sensibilização nas escolas, em eventos, nos meios de comunicação, no comércio e serviços, da distribuição de ecobag’s nas juntas de freguesia, da entrega de equipamentos às associações, entre outros.

Apesar disso, constata-se que não se têm verificado efeitos práticos dessas campanhas, estando os valores de reciclagem aquém do desejado e necessário com vista ao cumprimento das metas pretendidas.

No sentido de inverter esta situação, a Câmara Municipal apela aos munícipes para que efetuem a separação de resíduos através dos equipamentos disponíveis, nomeadamente, ecopontos, contentores de biorresíduos, pilhões, contentores para óleos alimentares usados e contentores de têxteis. O mesmo apelo é direcionado para que os munícipes utilizem os serviços de recolha porta-a-porta de “monstros” domésticos, resíduos de construção e demolição, e resíduos verdes.

O pelouro do Ambiente lembra que “abraçar a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos”, apelando ao contributo dos munícipes com vista a um futuro mais verde e sustentável.

Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:46

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:11

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:1...

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content