ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ação Social Destaques

Baião prepara-se para implementar projeto de Prescrição Social

Está em desenvolvimento um projeto de Prescrição Social que poderá vir a ser implementado em Baião. Trata-se de uma intervenção inovadora para promoção da integração de cuidados e aproximação dos parceiros de saúde e sociais, possibilitando a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde prescrever caminhadas, grupos de prática de atividade física, grupos sociais, atividades de lazer e recreativas, momentos de contacto com a natureza, cultura e artes, entre outros, complementando a prescrição de fármacos e restantes terapias médicas que por norma realizam.

Através desta abordagem, os médicos e demais profissionais de saúde, passam a ter novas ferramentas para dar resposta a necessidades de saúde não clínicas com maior facilidade – sejam necessidades sociais, emocionais, ou práticas, como a solidão, o isolamento social ou eventuais vulnerabilidades económicas ou habitacionais.

Os seus benefícios podem incluir a redução dos problemas de saúde mental, o aumento dos níveis de bem-estar, da atividade física, da literacia em saúde, a capacitação para a autogestão da doença, a redução do número de consultas com médicos de família, da prescrição de medicamentos e do número de episódios de urgência.

REDE INTEGRA ESPECIALISTAS DE VÁRIAS ÁREAS

Organizada desde 2023 em Portugal, a rede integra investigadores, profissionais multidisciplinares, utilizadores de serviços, gestores e decisores políticos, contando com o apoio institucional da Direção Executiva do SNS, do Instituto da Segurança Social e da Direcção-Geral da Saúde.

A sua implementação no território surge no quadro de um acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, estando atualmente mais de dez projetos em curso nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, no Alentejo, no Algarve e no Norte.

Em Baião, o processo de criação do projeto está em andamento, com coordenação e supervisão de profissionais de saúde da Unidade de Saúde Pública do Baixo Tâmega e da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Baião, apontando para a articulação de cuidados centrados na pessoa, no âmbito de uma parceria entre o setor da saúde (Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa) e o setor social (SAAS), sediado na Câmara Municipal de Baião.

O objetivo aponta para a melhoria do bem-estar e da saúde mental da população com 55 anos ou mais, inscrita no Centro de Saúde de Baião e com fatores de risco socioeconómicos para (ou com) doença mental comum, seja ela depressão ou ansiedade.

PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO

Neste âmbito, realizaram-se, nos dias 18 e 26 de março, no Centro de Saúde de Baião, ações de formação de capacitação para a saúde dirigidas às profissionais dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e assistentes sociais da Unidade de Saúde.

Nas sessões formativas estiveram presentes vários formadores, tendo sido discutidos temas de relevo para o público-alvo, desde a literacia em saúde focada em idosos; doença mental; saúde mental; alcoolismo; gestão de crise e gestão de resistência; determinantes de saúde mental e nova lei de saúde mental.

Em entrevista ao jornal Público publicada no dia 9 de abril, a diretora da ENSP, Sónia Dias, explicou que o projeto, implementado há cerca de 20 anos no Reino Unido, de onde foi “importado”, tem apresentado evidentes “mais-valias, desde logo um aumento do bem-estar e da qualidade de vida e a melhoria do estado de saúde, com um impacto muito significativo na área da saúde mental. Em Portugal, os dados ainda preliminares, indicam que parece ter benefícios. A nível individual, começamos a ter indicadores de redução do isolamento social, da ansiedade e de alguns sintomas depressivos. Algumas pessoas reportaram também sentir menos dor e um maior sentido de pertença à comunidade, graças ao contacto social. Começamos também a ter indicadores que apontam para uma utilização mais adequada dos cuidados de saúde e para a redução de consumo de alguns medicamentos. Por outro lado, há um impacto ao nível das instituições e do funcionamento em rede. A prescrição social permite uma maior integração das respostas nos diferentes sectores que podem contribuir para a saúde”, adiantou ao diário.

O lançamento da Rede de Prescrição Social – Portugal decorreu no dia 9 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito de um evento promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova, que contou com a presença das técnicas das instituições baionenses, onde foram discutidas diversas temáticas relacionadas com o projeto, destacando-se as intervenções de responsáveis de instituições da esfera de ação da rede, técnicos e especialistas nacionais e internacionais.

Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content