ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ambiente Destaques Economia Proteção Civil Turismo

Aprovadas três candidaturas de Baião ao programa Condomínios de Aldeia

Baião viu aprovadas três candidaturas, promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) ao Programa “Condomínios de Aldeia”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujas intervenções incidirão na área envolvente aos aglomerados populacionais. As aldeias beneficiárias são: Lameirão (Gôve), 49 mil euros; Almofrela (UF Campelo e Ovil), 26 mil euros; e Calvos (UF Loivos da Ribeira e Tresouras), 47 mil euros, num investimento global a rondar os 122 mil euros.

“Uma excelente notícia, por um lado, reveladora da nossa atenção e dedicação à captação de investimento para Baião, por outro, é mais um projeto de valorização do território, alinhado com as políticas de desenvolvimento que seguimos, num quadro de outras ações locais e regionais apontadas à preservação, promoção e desenvolvimento do vasto património natural de Baião e da qualidade de vida dos baionenses”, sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.

Este Programa aponta para a alteração da ocupação do solo na envolvente aos aglomerados mais suscetíveis a grandes incêndios rurais, substituindo a ocupação florestal de elevada perigosidade por explorações mais resilientes à passagem do fogo, designadamente agrícolas, ou pastagens melhoradas, que promovam o pastoreio. Desta forma pretende-se aumentar a proteção preventiva dos aglomerados, do património edificado e das pessoas.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL

Os Condomínios de Aldeia, numa primeira fase intervêm nas propriedades da área envolvente, desmatando, plantando espécies mais resistentes e autóctones. Após este apoio inicial garantido através desta candidatura, os proprietários devem assegurar a manutenção dos terrenos procedendo a sua limpeza, e, são simultaneamente incentivados a promover uma ocupação ativa do solo, gerando rendimentos e consequentemente uma maior resiliência aos incêndios florestais. Esta tipologia, contém uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento socioeconómico sustentável destes aglomerados populacionais.

A apresentação das candidaturas tinha já merecido a aprovação por unanimidade da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião (CMGIFR), em reunião realizada em abril de 2023, integrando o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O objetivo desta medida governamental é a criação de 800 Condomínios de Aldeia, até 2025, em todo o país.

Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 11:32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content