A Área de Lazer de Ancede recebeu no dia 12 de agosto, o XIII Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses, que contou com a presença de cerca de 400 participantes, num dia marcado pela alegria do reencontro e pela amizade, numa manifestação de carinho, respeito e admiração por todos os emigrantes baionenses.
Organizado pela Câmara Municipal de Baião, através do Gabinete de Apoio ao Emigrante e do pelouro dos Assuntos Sociais, esta reunião, revelou-se mais uma vez, um encontro especial, evidenciando e fortalecendo os laços que unem os emigrantes às suas origens.
O dia começou com uma missa e uma Ação de Graças a Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo pároco Francisco Pedrosa, a que se seguiu a receção dos participantes.
A celebração religiosa foi seguida do tradicional almoço, onde todos puderam desfrutar de momentos de convívio e confraternização revendo amizades de longa data.
A tarde foi marcada pela animação proporcionada pelo Grupo Duo Stereo que com o seu som tradicional animou os convivas presentes e os levou a entrarem na dança e a divertirem-se em momentos memoráveis.
E enquanto os mais velhos dançavam, os mais novos divertiam-se nos diversos equipamentos disponíveis na Área de Lazer de Ancede, bem como com modelagem de balões e pinturas, atividades de entretenimento especialmente preparadas para as crianças.
Destaque ainda para a presença da Unidade Móvel de Saúde, preparada para fazer face a qualquer eventualidade o que, felizmente, não foi necessário.
Estiveram ainda presentes técnicos municipais do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), estrutura do Município que faz a ligação com os baionenses que estão no estrangeiro, do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e do Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários, na perspetiva de promover a adoção animal.
Para tirar dúvidas e elucidar os baionenses emigrados esteve também presente a técnica responsável pelo Balcão Único do Prédio (BUPi), plataforma onde os proprietários de terrenos rústicos e mistos, podem delimitar e registar o seu terreno de forma gratuita, até ao final de 2025.
Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e do Vice-Presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, bem como diversos autarcas de freguesia.









