A Universidade Sénior de Baião (USB), projeto promovido pela Câmara Municipal, criado em 2023, realizou a “Festa de Encerramento do Ano Letivo 2023/2024”, no dia 20 de junho, no Auditório Municipal, em clima de alegria e boa disposição, sentimentos que, de resto, foram evidentes e marcaram as atividades ao longo do ano.
A funcionar na Biblioteca Municipal António Mota, a USB, com 49 alunos, promoveu um conjunto de disciplinas desde a Pintura ao Desenho; Teatro; Trabalhos Manuais; História Local; Hidroginástica; Defesa Pessoal, entre outras.
Ao longo do ano, os alunos participaram em eventos públicos, em atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal, em ações de envolvimento com a comunidade, e realizaram visitas de estudo a locais de interesse no território e no estrangeiro, nomeadamente a Cormeilles-en-Parisis, localidade francesa geminada com Baião.
Uma dinâmica que mereceu os elogios e o reconhecimento do presidente da Câmara, Paulo Pereira, sublinhando tratar-se de “mais um compromisso cumprido pelo executivo”, destacando ainda, entre outros, o seu papel social, nomeadamente na “promoção do convívio, do relacionamento pessoal e presencial, muito mais importante que a relação nas redes sociais”. O edil baionense frisou também o “incentivo a uma vida mais ativa e saudável”, que a USB representa.
O vice-presidente, Filipe Fonseca, também vereador com o pelouro dos Assuntos Sociais, felicitou todos os envolvidos e referiu ser “um privilégio poder constatar a concretização de um projeto como este, pensado para as pessoas, traduzido num sucesso que nos orgulha a todos”, frisando ainda que nem só as obras materiais são importantes, “projetos deste género são fundamentais para a comunidade” garantiu. O autarca felicitou também a Tuna da Universidade Sénior, pelo seu desempenho, mais um projeto de qualidade que tem proporcionado excelentes momentos de animação”, adiantou.
Susana Monteiro, chefe de divisão da área social, enalteceu a “maturidade do projeto”, apesar da sua recente criação, e apontou o “enorme potencial de desenvolvimento que apresenta, tendo em conta a evolução a que assistimos neste primeiro ano”, referiu.
Esta ação de encerramento do ano letivo foi abrilhantada pela atuação da Tuna da USB que interpretou vários temas, evidenciando os dotes artísticos e a sintonia entre os seus elementos, mais uma conquista deste primeiro ano de atividade.
No ano de lançamento, a Universidade Sénior de Baião afirma-se como um projeto de sucesso, assumindo-se como uma referência do concelho, abraçando vários domínios do conhecimento, privilegiando ainda a promoção do património concelhio, o seu estudo e divulgação.
Conteúdo atualizado em 1 de Julho de 2024 às 15:32