Cuidados de saúde regressam ao terreno, ao encontro da população, na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, com novas valências, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Saúde.
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Baião está de regresso para percorrer todo o concelho e prestar cuidados de saúde aos baionenses, agora com novas valências e um leque de serviços mais abrangente, reforçando o seu papel no apoio à comunidade. Enquadrada no projeto “Baião Cuida – Porque a Saúde é para Todos”, a UMS volta a estar ao serviço da população a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de abril, retomando a atividade a partir das 9h30 em Mesquinhata, estando já definido o calendário para os meses de abril e maio.
“Saudamos vivamente esta retoma dos cuidados de saúde de proximidade. Trata-se de serviços de enorme importância para os baionenses, e por isso, sempre pugnamos e desenvolvemos esforços e contactos no sentido do seu regresso, conscientes da mais-valia para a nossa comunidade. Também, neste caso, estamos a fomentar a equidade no que diz respeito à qualidade de vida da nossa população, promovendo a saúde para todos”, sublinhou o Presidente da Câmara, Paulo Pereira.
CUIDADOS DE SAÚDE AO ENCONTRO DOS BAIONENSES
Também o Vice-presidente, Filipe Fonseca, recordando que o veículo da Unidade Móvel de Saúde foi alvo de uma revisão geral para este regresso à atividade, destacou a importância da “resposta numa área particularmente sensível, como é a saúde, fazendo chegar os cuidados a todas as freguesias, com o que isso representa em termos de conforto para os baionenses, sobretudo junto dos setores mais vulneráveis, evitando outras deslocações”. Segundo o autarca, o serviço vai também permitir detetar casos de necessidades de saúde que, não podendo ser resolvidas pela UMS, serão sinalizados e encaminhados para as respetivas unidades de saúde.
Desenvolvido no âmbito da Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião (UCC Baião), de acordo com um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, o projeto da Unidade Móvel de Saúde visa promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde, com especial enfoque nas populações mais vulneráveis e que habitam em locais mais distantes dos centros.
MAIS SERVIÇOS, MAIS APOIOS
Neste regresso da UMS, serão disponibilizadas novas valências e serviços multidisciplinares, a integrar progressivamente, completando um conjunto que passará a incluir, além dos cuidados de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, podologia, medicina dentária, e cardiopneumologia, entre outros, reforçando a resposta à população e o acesso aos cuidados de saúde no concelho.
Trata-se de um modelo sustentável, alinhado com as diretrizes nacionais e internacionais para a promoção da saúde de proximidade, apontando para resultados muito positivos junto da comunidade. O regresso deste relevante serviço de saúde, na área dos cuidados básicos, em linha com outros avanços no setor que se têm vindo a concretizar em Baião, representam melhorias consideráveis para o conforto, bem-estar e qualidade de vida dos baionenses.
Consulte o calendário/itinerário aqui.
