A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa foi reconhecida com o Prémio IMPULSO 2025, atribuído no âmbito do Evento Anual do Projeto IMPULSO, uma iniciativa promovida pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, pelo Gabinete Regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa e pela Comissão Europeia.
A distinção recaiu sobre o projeto “SocialMENTE – Prescrição Social no Portugal Rural”, que aposta na criação de percursos de cuidados integrados, reforçando o papel dos cuidados de saúde primários e garantindo uma abordagem centrada na pessoa.
O projeto-piloto teve a sua implementação no território de Baião, com o arranque do processo no início de 2024, tendo sido realizadas no Centro de Saúde de Baião, em março, ações de formação de capacitação para a saúde dirigidas aos profissionais dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e assistentes sociais da Unidade de Saúde.
A apresentação dos resultados aconteceu no dia 20 de dezembro do mesmo ano, na biblioteca Municipal António Mota, onde já se destacavam as melhorias significativas no bem-estar mental dos participantes.
O SocialMENTE, demonstra o potencial de reduzir a prevalência de perturbações depressivas e de ansiedade através de respostas comunitárias já existentes, centradas no doente, permitindo esta abordagem multidisciplinar e intersectorial atender não só às necessidades clínicas, mas também às dimensões emocionais, sociais e práticas da saúde.
Importa referir que para além dos resultados individuais nos participantes, o projeto contribui inequivocamente para a melhoria da articulação entre os setores social e da saúde.
É de realçar ainda que o SocialMENTE já tinha sido escolhido pelo ONZEColetivo de Impacto, um projeto de inovação social e empreendedorismo de impacto no Douro, Tâmega e Sousa, apresentado publicamente em setembro, como um exemplo de empreendedorismo local e que já desenvolve impacto social na região.
Após esta fase de validação, o SocialMENTE avança para Amarante, permitindo avaliar a adaptabilidade do modelo em contextos mais urbanos.
O projeto encontra-se ativo em Baião, contando com uma rede de referência abrangente, composta por diferentes profissionais das áreas da saúde e social e com a total disponibilidade do município para prosseguir o trabalho em rede.
