Baião dispõe de três locais para carregamento de veículos elétricos – nas três vilas do concelho, Baião, Ancede, e Santa Marinha do Zêzere, estando todos em pleno funcionamento, permitindo, em cada local, o carregamento em simultâneo de 2 viaturas.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, satisfeito com a plenitude do funcionamento dos postos de carregamento, destacou o enquadramento dos equipamentos com as “linhas de sustentabilidade do município, no âmbito do Plano Municipal de Ação Climática”, apontando, no caso concreto, no sentido dos “objetivos de descarbonização que perseguimos, seguros de um contributo muito positivo no presente e para o futuro, ao nível da qualidade de vida no nosso concelho”, explicou.
No caso do equipamento existente no parque de estacionamento do Grandal, instalado na vila de Baião em abril de 2021, verificou-se, durante alguns meses, a sua inoperacionalidade, tendo sido efetuadas mais de 25 intervenções pelos técnicos da empresa responsável pela manutenção, na sequência das sucessivas reclamações do município.
De acordo com o relatório técnico, o problema residia na instalação elétrica que não fornecia a energia suficiente para o adequado funcionamento do sistema, o que provocou o arrastamento da situação, levando mesmo o município de Baião a equacionar a rescisão do contrato com a empresa. No dia 17 de abril foram concluídos os trabalhos de reparação da avaria, tendo sido retomado em pleno o serviço de carregamento de viaturas elétricas.
Recorde-se que, em fevereiro último, a Câmara de Baião promoveu a instalação de mais dois postos de carregamento nas outras duas vilas. Uma medida com o objetivo de tornar os centros urbanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, apontando-se o alargamento da rede a outros pontos do concelho.
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 13:51