O Centro Cívico de Valadares, foi palco para um Arraial dos Santos Populares, num salutar convívio em que participaram 215 seniores do nosso concelho que, desta forma, celebraram as tradicionais festividades dos Santos, desfilando e dançando numas marchas populares bem animadas, a que se seguiu uma atuação do Grupo de Concertinas do Lameirão.
O evento terminou com um lanche convívio entre todos os participantes.
Tratou-se de uma iniciativa organizada pelo Pelouro dos Assuntos Sociais, da Câmara Municipal de Baião, sendo esta a atividade escolhida para este mês, no âmbito dos encontros mensais para os seniores, promovidos pelo Setor Social da autarquia, que têm como objetivos principais fortalecer as relações intergrupais, estimular a socialização e promover a atividade física.
Participaram deste encontro os utentes dos Centros de Relação Comunitária de Gestaçô, Viariz e Tresouras; os utentes dos Ateliers intergerações de Ancede, Gôve, Valadares, Frende e Santa Cruz do Douro, bem como os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente da Obra do Bem Estar Rural (OBER), do Centro de Convívio e Apoio à Juventude e Idosos de Santa Leocádia (CECAJUVI) , do Centro Social de Santa Cruz do Douro e do Centro Paroquial de Santa Marinha do Zêzere.
A execução das marchas ficou a cargo dos utentes dos Centros de Relação Comunitária de Gestaçô, Viariz e Tresouras; dos Ateliers intergerações de Valadares, Santa Cruz do Douro e Gôve e do Centro Social de Santa Cruz do Douro.
O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Ação Social, Filipe Fonseca, valoriza o facto deste tipo de iniciativa ter “duas componentes muito interessantes, pois permite que os nossos seniores para além se divertirem durante a iniciativa, ao colaborarem na elaboração dos fatos e de todo o material necessário, não só combatem o sedentarismo, como a própria preparação é algo que os distrai e entretém.”
O autarca agradece ainda “aos técnicos pela sua disponibilidade e pelo excelente trabalho que realizam ao longo de todo ano, proporcionando, entre outras atividades, estes encontros mensais, onde se percebe a satisfação destas pessoas. E isso é muito gratificante. Bem hajam!”