Santa Marinha do Zêzere viveu, no último fim de semana, três dias de festa e celebração dos sabores tradicionais da região, durante a 8.ª edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas. O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, com o apoio da Câmara Municipal de Baião, voltou a afirmar-se como um ponto de encontro da gastronomia, da cultura e do convívio.
A abertura oficial decorreu na passada sexta-feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, outros eleitos locais e dirigentes associativos. A cerimónia contou ainda com a atuação do Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal.
Durante os três dias, baionenses e visitantes reuniram-se no Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere, para saborear petiscos e iguarias típicas, sempre bem acompanhados pelos vinhos da casta Avesso da sub-região de Baião. O ambiente de festa foi marcado por momentos de convívio entre famílias, amigos e apreciadores da boa gastronomia. A par das iguarias típicas, estiveram também os doces e peças de artesanato.
ANIMAÇÃO SEMPRE PRESENTE
O programa integrou ainda diversas atuações musicais que animaram o público, com destaque para a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, os grupos de concertinas “Sons D’Ouro” e “MM”, e artistas como Hélder Baptista, Marcus e o Grupo Dual Ritmo. As noites prolongaram-se pela madrugada, ao som dos DJs Renato C e Carlos Maia.
Os mais novos também tiveram espaço dedicado, com a zona infantil “Playground Masterlife”, que garantiu diversão ao longo do fim de semana.
Já no domingo de manhã, realizou-se a “Caminhada D’Avesso”, organizada em parceria com a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, juntando desporto, natureza e tradição.
A 8.ª Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas terminou em clima de grande envolvimento popular, reforçando o seu estatuto de certame enogastronómico de referência na região, sinalizando a promessa de regresso, no próximo ano, para mais um sublinhado da cultura e identidade baionenses.




































