ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Cultura Destaques

Revolução Grisalha em Ancede deixou o público com saudades do passado

O festival revivalista rotativo pelas 3 vilas do concelho e que nesta segunda edição se realizou em Ancede, entre os dias 28 e 30 de junho, trouxe muita nostalgia a todos os que aproveitaram o cartaz para reviver a década de 80. 

O público embarcou na viagem, lembrou a década, reviveu o tempo, as músicas, as máquinas, o convívio, a dança. De sorriso em sorriso, o entusiasmo e saudade impregnou-se em todos quantos visitaram o festival. E foram muitos. Nem a chuva que pontualmente caiu evitou que fossem milhares deles. 

Sob o lema “Porque relembrar, se podes viver”, o festival Revolução Grisalha voltou a fazer uma viagem no tempo para recordar o melhor da cultura pop e rock dessa década.

A música foi rainha, mas houve também dança, uma Kids Zone, jogos arcada, jogos tradicionais, exposição de clássicos e muita interatividade. 

No primeiro dia, Liana Kerzhakov fez as honras da casa para depois ouvirmos os Quinta do Bill que se juntaram à Banda Marcial de Ancede para uma simbiose perfeita entre os instrumentos clássicos e o pop-rock português. 

Era já noite dentro quando Os Nau entraram em cena deixando a fasquia elevada para o restante cartaz. A banda de Baião, que impressiona sempre que sobe ao palco, é repetente no Festival. 

No segundo dia, os Queen foram “ressuscitados” pela banda tributo One Vision e dançou-se Roberto Carlos pela voz dos Havana Soul. Anabela e João Gusmão presentearam o público com arranjos folk muito próprios. 

O terceiro dia foi dedicado à família. Avô Cantigas cantou músicas infantis, algumas com mais de 40 anos, o que levou os pais a sentirem-se crianças novamente. Ao longo da tarde houve ainda muita dança à boa maneira da década de 80. Um trabalho proporcionado pelas ByonDance, Academia Liliana Castro e Associação Vale do Zêzere. Telma Bout It e os 80 & tais transportaram para o palco a energia dos anos 80, com toques muito próprios, para todos os gostos. 

O evento teve entrada gratuita e cumpriu, como é já apanágio da autarquia baionense, atitudes ambientalmente responsáveis, ao adotar medidas de mitigação da pegada ecológica por todo o recinto. O uso de copos reutilizáveis, bebedouros e locais para reabastecimento de água, cinzeiros, mensagens de sensibilização ambiental e ecopontos distribuídos por todo o recinto são alguns exemplos. No final da noite, nenhum copo foi encontrado no chão do recinto. 

Daniel Guedes, presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, era o rosto da satisfação. O autarca de freguesia foi parceiro na organização do evento acompanhando os trabalhos desde o início. Durante o evento, Daniel Guedes pôde constatar que a renovada área de lazer da freguesia se encontrava cheia de visitantes. “Viveram-se momentos incríveis para guardar e uma grande vontade de viver outra vez. Foi com grande satisfação que recebemos o evento na nossa freguesia e que observamos que nos trouxe ainda mais visitantes. Podermos assistir ao concerto entre a nossa Banda Marcial com os Quinta do Bill ao vivo foi um motivo de orgulho sem fim, não só para mim, mas para toda a comunidade. O concerto ficará na nossa memória e na história da banda. A todos quantos passaram por Ancede este fim de semana vindos de vários pontos do país, fica o convite para regressarem”, diz. 

Paulo Pereira, autarca baionense e mentor da iniciativa, relembra que o evento se “encontra inserido numa estratégia de promoção territorial e que voltou a cumprir esse papel na perfeição a trazer ao território milhares de pessoas de todo o país, fazendo a economia circular, sobretudo ao nível do turismo, que na última década se tem afirmado como porta de entrada”. 

Assume-se também, além de um lugar de partilha de experiências entre várias gerações, num contexto de programas arrojados que temos trazido para o território. Queremos que a nossa oferta cultural seja cada vez mais diversificada e que atraia todos. O festival é um programa diferente que funciona como um bom complemento ao que já oferecemos além de trazer inovação para territórios onde a oferta nestes moldes é ainda escassa”, remata, satisfeito. 

O reencontro está já previsto para o próximo ano, na sede do concelho. 

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content