No dia 20 de dezembro de 2024, decorreu na Biblioteca Municipal de Baião a sessão de apresentação de resultados do projeto-piloto SocialMENTE, uma iniciativa inovadora de prescrição social aplicada à doença mental comum e pioneira ao nível nacional no âmbito da saúde mental.
Com um horizonte temporal de três anos (até novembro de 2026), o SocialMENTE superou as metas inicialmente propostas, durante o período piloto que decorreu entre maio e novembro de 2024, aportando melhorias significativas no bem-estar mental dos participantes e reduzindo a intensidade de sintomas depressivos e de ansiedade.
Em termos de referenciações para a assistente social do centro de saúde, o número de referenciações mensais quadruplicou comparativamente ao mesmo período do ano anterior à execução do projeto.
Para além dos resultados individuais nos participantes, o projeto contribuiu para melhorar a articulação entre os setores social e da saúde, promovendo uma abordagem integrada, através de ferramentas digitais e automatismos; a capacitação dos profissionais envolvidos, fortalecendo as competências para lidar com doenças mentais comuns e fatores de risco sociais, como a solidão e promovendo a coesão social, ao estimular redes de apoio comunitário.
O projeto encontra-se ativo, contando com uma rede de referência abrangente, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de todas as unidades funcionais do Centro de Saúde de Baião.
A equipa inclui ainda a prescritora social, Leonor Teixeira, assistente social de Baião, Armindo Azevedo, assistente técnico e os parceiros comunitários, incluindo a Câmara Municipal de Baião, a Universidade Sénior, bem como outros recursos locais de atividade física e lazer.
O projeto foi apresentado pela sua gestora, Lara Pinheiro Guedes, médica especializada em Saúde Pública, acompanhada pelo sub-gestor, Miguel Ferreira, representando uma colaboração entre a Saúde Pública e a Medicina Geral e Familiar.
A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Tâmega e Sousa, Rui Aguiar e da Coordenadora da USP – Polo Baixo Tâmega, Gabriela Saldanha, bem como de outros profissionais da USP – Polo Vale do Sousa Norte e os representantes nacionais Ana Margarida Canas, da Escola Nacional de Saúde Pública e Ricardo Gusmão, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).
UMA OPORTUNIDADE PARA TRANSFORMAR A SAÚDE MENTAL
O SocialMENTE demonstra o potencial de reduzir a prevalência de perturbações depressivas e de ansiedade através de respostas comunitárias já existentes, centradas no doente. Esta abordagem multidisciplinar e intersectorial atende não só às necessidades clínicas, mas também às dimensões emocionais, sociais, espirituais e práticas da saúde.
O projeto SocialMENTE reflete um compromisso com a inovação, com a promoção da saúde mental e a prevenção da doença mental, sustentável, integrada e orientada para as necessidades reais das populações.
Para Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, “este projeto pioneiro, que une Saúde e Ação Social, demonstra como a cooperação pode impactar positivamente a vida das pessoas, especialmente daquelas que enfrentam os desafios das doenças mentais. O aumento das referenciações é um indicador claro do sucesso desta abordagem, e a Câmara de Baião orgulha-se de ser parceira nesta iniciativa.”
O autarca reforçou ainda o compromisso do município, manifestando “total disponibilidade para continuar a apoiar iniciativas como esta, que promovem a coesão social e o desenvolvimento humano. Este é um exemplo de como, juntos, podemos construir um futuro mais solidário e inclusivo.”
“Um bem-haja a todos os que se dedicam a este projeto e aos que, no terreno, garantem que ninguém é deixado para trás”, concluiu.
Gabriela Saldanha, Autoridade de Saúde de Baião, destacou “com orgulho o impacto positivo do SocialMENTE, um projeto inovador que melhora o bem-estar mental, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão e fortalecendo a articulação entre serviços de saúde e recursos comunitários.
Este projeto é um exemplo de como soluções integradas podem transformar a saúde mental, indo além do tratamento clínico.
Agradeço à Câmara Municipal de Baião pelo apoio essencial e à Lara Pinheiro Guedes pelo seu trabalho incansável, que foi determinante para o sucesso desta iniciativa pioneira.”
Por seu lado, Lara Pinheiro Guedes, gestora do projeto e médica especializada em Saúde Pública, destacou “a motivação da equipa envolvida no projeto de prescrição social em Baião, bem como de todos os profissionais de saúde, do setor social e parceiros, que acreditaram no projeto desde início.
Este trabalho evidencia a importância de manter parcerias intersectoriais para prevenir a doença mental, atuando a montante nos determinantes sociais de saúde. Projetos comunitários centrados no doente, que promovam a saúde mental e sejam eficientes em termos de recursos são fundamentais para melhorar o bem-estar da população de forma sustentável.”








