O Programa CLDS 5G – Novos Contextos, plano estratégico para a inclusão social em Baião, foi recentemente aprovado e está já a dar os primeiros passos na concretização das suas ações estratégicas. Este programa tem como principal objetivo a promoção da inclusão social e o combate às desigualdades, através da implementação de atividades direcionadas a diferentes públicos-alvo do concelho.
A Câmara Municipal de Baião assume o papel de Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), sendo responsável pela dinamização e execução do plano de ação, em estreita colaboração com a Rede Social e outros parceiros locais.
O projeto, que terá uma duração de 48 meses, está estruturado em três grandes eixos de intervenção:
– Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação;
– Eixo 2: Combate à Pobreza e Exclusão Social das Crianças e Jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância;
– Eixo 4: Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção;
O território de Baião apresenta um perfil com desafios significativos que exigem estratégias de inclusão, capacitação e desenvolvimento comunitário. Nesse sentido, o CLDS 5G assume um papel determinante na criação de respostas que garantam oportunidades mais equitativas para todos os cidadãos.
No âmbito deste plano de ação, duas das atividades que se encontram em fase de execução são o projeto “Apadrinhamento Jovem”, que visa promover a mediação escolar e o apoio aos alunos mais novos e o Programa de Empreendedorismo, cujo Workshop de Autoconhecimento e Treino de Competências ocorreu no dia 20 de fevereiro e o Workshop de Comunicação Pitch no dia 13 de março no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.
Este programa termina nos dias 8 e 9 de abril, com um Bootcamp de 2 dias intensivos, onde os jovens, em equipa, serão incentivados a desenvolver uma ideia de negócio, com recurso à metodologia Design Thinking e onde passam por todas as fases de elaboração do mesmo, que culmina com a apresentação das ideias a um júri.
PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO: INSPIRAR E CAPACITAR JOVENS PROFISSIONAIS
No dia 13 de março, decorreu no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, uma Sessão de Empreendedorismo, inserida no âmbito do CLDS 5G. Esta iniciativa, destinada aos alunos do Ensino Profissional, foi desenvolvida em parceria com Jovens Empreendedores de Amarante e tem como principal objetivo estimular o espírito empreendedor e a inovação social entre os jovens.
O objetivo deste programa é capacitar os alunos para o mercado de trabalho e incentivar a criação de novos projetos e ideias inovadoras, fortalecendo competências essenciais como a criatividade, a resiliência, a comunicação e o trabalho em equipa.
APADRINHAMENTO JOVEM: FOMENTAR LAÇOS E PREVENIR CONFLITOS
Outra iniciativa do CLDS 5G já em marcha é o Apadrinhamento Jovem, um projeto de mediação escolar que está a ser implementado nos três agrupamentos do concelho. Destinado a alunos do 4.º e do 7.º ano, este programa promove a formação de jovens mediadores, que, no próximo ano letivo, terão a responsabilidade de “apadrinhar” e apoiar os alunos recém-chegados às escolas.
Através de sessões mensais de capacitação, os participantes desenvolvem competências de cidadania, respeito, tolerância e empatia, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e inclusivo. Além de fortalecer relações interpessoais, o projeto ajudará a prevenir episódios de conflito e dificuldades de adaptação por parte dos alunos mais novos.
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE
Segundo o Vice-Presidente e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, “com a implementação do CLDS 5G – Novos Contextos, o Município de Baião dá mais um passo firme na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de oportunidades para a sua população.
Estas primeiras atividades demonstram o compromisso deste Executivo e dos parceiros locais em criar uma sociedade mais justa, capacitada e preparada para os desafios do futuro.”
“O Município de Baião continuará a apostar na dinamização de projetos estruturantes que promovam a qualificação, o emprego e a coesão social, garantindo que cada cidadão tenha acesso às ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, frisou o autarca.
O projeto CLDS 5G Novos Contextos é apoiado pelos programas Pessoas 2030 e Portugal 2030 e pela União Europeia.





Conteúdo atualizado em 26 de Março de 2025 às 17:11