Destaques Institucional Mobilidade

Presidente da Câmara de Baião apela à abolição de portagens na totalidade da A4

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, enviou, no dia 13 de janeiro, uma missiva ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e ao Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, reiterando a importância da abolição de portagens em toda a extensão da A4, incluindo o trajeto que serve o concelho de Baião e a sub-região do Baixo Tâmega.

A comunicação surge no seguimento da abolição de portagens em várias autoestradas a 1 de janeiro, e sublinha que a decisão deixou de fora territórios de baixa densidade, como Baião, que enfrentam desafios socioeconómicos significativos.

Paulo Pereira frisa que o espaço sub-regional que integra o concelho é maioritariamente caracterizado como sendo de baixa densidade, assim como os municípios de Celorico de Basto e Resende que, juntamente com Baião, compõem a Associação de Municípios do Douro e Tâmega – AMDT. Neste quadro estão também os municípios de Amarante e de Marco de Canaveses, integrados na mesma Associação de Municípios, que possuem parte do seu território com a mesma classificação.

UM APELO QUE VEM SENDO REITERADO

O autarca recorda a defesa que vem reiterando, no sentido de que Baião e a Região não sejam esquecidos neste processo, lembrando posições que tomou em várias cerimónias públicas e em cartas enviadas à Ministra da Coesão Territorial em 2020 e em 2023.

            Na sua comunicação, o presidente da Câmara Municipal de Baião apresenta cinco razões nas quais sustenta a sua posição de defesa da abolição das portagens em todo o curso da autoestrada 4.

  1. Acesso a serviços públicos essenciais – A ausência de vias alternativas à A4 torna indispensável a sua utilização para alcançar serviços como o Hospital Padre Américo, em Penafiel, localizado a até 60 minutos de algumas áreas do concelho.
  2. Competitividade económica – Os custos elevados de deslocação penalizam empresas e residentes, dificultando o desenvolvimento económico e a convergência com áreas metropolitanas como a do Porto.
  3. Combate ao despovoamento – A redução de custos de contexto, como as portagens, é vista como um incentivo crucial para fixar e atrair população.
  4. Potencializar investimentos locais e regionais – A eliminação de portagens ajudaria a maximizar os benefícios de investimentos em infraestruturas e no setor privado, em áreas como turismo, agricultura e indústria.
  5. Igualdade de tratamento – O autarca questiona a disparidade de tratamento entre Baião e outras regiões abrangidas pela abolição de portagens, como os concelhos servidos pela A28, que apresentam indicadores de desenvolvimento mais elevados.

Paulo Pereira sublinha ainda que a decisão de abolir portagens em outras vias teve como fundamento a inexistência de alternativas viárias adequadas, um cenário que também se verifica no território de Baião.

O presidente da Câmara apela ao Governo para que repense o modelo de desenvolvimento dos territórios e adote medidas de solidariedade que promovam a coesão e a justiça territorial, aproveitando o contexto atual para corrigir desigualdades e reforçar a competitividade do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 13 de Janeiro de 2025 às 11:08

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content