No dia 2 de abril, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil acolheu uma sessão informativa dirigida aos alunos do 12.º ano do ensino regular, no âmbito do Observatório de Acompanhamento aos Alunos do Ensino Superior e na Inserção na Vida Ativa.
A sessão decorreu a partir do Podcast Universitário, um projeto de referência na orientação de jovens estudantes que se preparam para ingressar no ensino superior, criado por Rafael Vieira, que tem como missão informar sobre todas as etapas do acesso ao ensino superior — desde a escolha do curso e da instituição, até às bolsas e à integração no mercado de trabalho.
Com mais de meio milhão de estudantes apoiados nos últimos cinco anos, o Podcast Universitário tem-se afirmado como uma ferramenta de enorme relevância e envolvimento, sobretudo nas redes sociais, onde mantém uma presença ativa e dinâmica.
Durante a sessão, Rafael Vieira e Diogo Teixeira, colaborador na apresentação, abordaram temas essenciais como:
- “Quero ir para o Ensino Superior. O que fazer?”
- “O restaurante dos cursos chamado Ensino Superior: Como escolher?”
A sessão envolveu cerca de 50 alunos finalistas, que irão integrar o Observatório de Acompanhamento, sendo este um passo fundamental na promoção de uma transição mais informada e segura para o ensino superior e para a vida ativa.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, lembrando tratar-se da concretização de mais um compromisso do atual executivo – a criação de um Observatório de Acompanhamento aos Alunos do Ensino Superior e na Inserção na Vida Ativa – adianta que “reflete a atenção nos merecem os nossos jovens, sendo esta uma forma de os acompanharmos, ajudarmos, afinal darmos mais um contributo para que tenham um melhor futuro e sigam caminhos que os façam felizes. Estamos certos de estar a dar mais um contributo – como outros, ao longo de todo o seu percurso desde o pré-escolar – para o seu sucesso pessoal e profissional, ajudando a formar melhores cidadãos, a bem da comunidade, a bem de todos, a bem de Baião”, frisou o autarca.
Estas ações refletem ainda o compromisso da Câmara Municipal de Baião em apoiar a formação académica e a integração profissional dos seus cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.
Estiveram presentes na sessão, o diretor do Agrupamento, Nuno Mota, a chefe da Divisão Social, Educação e Desporto, que tem também atribuídas funções do Pelouro da Juventude, Susana Monteiro, e a chefe da Unidade da Educação, Carla Pinto, reforçando o compromisso da comunidade educativa local com o sucesso dos alunos.
O Podcast Universitário regressará brevemente ao Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil para a gravação de um episódio ao vivo, com a participação de atuais e ex-estudantes do ensino superior naturais do concelho de Baião. Pretende-se, nesta ação, envolver não só os alunos do ensino secundário, como também os seus encarregados de educação, promovendo o diálogo intergeracional, no sentido de facilitar uma escolha mais consciente quanto ao percurso académico e profissional dos jovens.
