ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Cultura Destaques

No Dia do Município celebrou-se Baião orgulhoso de si e dos seus

O Auditório do Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, recebeu, no dia 23 de março, a cerimónia de celebração do Dia do Município.

Instituída em 2017, esta efeméride, numa iniciativa conjunta da Câmara e da Assembleia Municipal de Baião, tem como referência o documento em que aparece pela primeira vez a palavra “Bayam” e que remonta a 24 de março de 1066. Um testemunho histórico onde se estabelecia a doação de oito “villae”, (propriedades rurais de grandes dimensões), situadas na terra de “Bayam”, ao rei Garcia, da Galiza.

A data de referência surge incluída no livro da História Económica e Social de Baião, – “Baião, Em Torno do Ano 1000”, do autor, António Lima, que fez a apresentação da obra, após o coordenador da coleção, Lino Tavares Dias, explicar a relevância de todo o trabalho científico que vem sendo realizado, com oito volumes já publicados, proporcionando um conhecimento profundo sobre a evolução do concelho, e despertando a possibilidade de exploração de elementos do seu património e da sua história.

O autor da nova publicação, 9.º volume da coleção, “Baião Em Torno do Ano 1000”, classificou o período em referência da seguinte forma: “Alguns séculos de bruma, dois de drama, outros tantos de fama, e mais meio em que se apaga a chama”. Assim, António Lima deu nota de que, na fita do tempo a que se refere a obra, a par de longos períodos em que não existe documentação, há outros em que o território aparece bem documentado, possibilitando a sua caraterização de forma evidente.

Com a edição deste volume, falta apenas mais um livro para completar a coleção, um legado de imensa riqueza para melhor conhecermos Baião e a sua história.

HOMENAGEAR OS QUE CONTRIBUEM PARA O ENGRANDECIMENTO DE BAIÃO

Nesta celebração do Dia do Município, a Câmara Municipal, em consonância com a Comissão de Distinções Honoríficas, constituída por 10 personalidades de áreas diversas, atribui distinções, como forma de realçar o percurso pessoal ou profissional a pessoas singulares ou coletivas que, na esfera do Município de Baião, que fomentam e desenvolvem atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, ambiental, empresarial e social, contribuindo para o engrandecimento do concelho, merecendo, por isso, uma homenagem digna e justa.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, afirmou estar “orgulhoso de Baião, feliz pelas suas origens, pelo passado comum e comprometido com o futuro da nossa Terra”, assegurando o seu empenho em “contribuir para um legado positivo para as gerações vindouras”, e para manter viva a chama da comunidade baionense.

EXEMPLOS INSPIRADORES

O autarca sublinhou o significado do Dia do Município, na homenagem àqueles que têm sido “pilares fundamentais na construção de um Baião coeso, solidário, moderno e inovador. Um concelho orgulhoso de si e dos seus”, frisou.

Sobre os homenageados, Paulo Pereira considerou-os “exemplos inspiradores, que nos devem estimular e impelir” para o contributo no sentido do bem-estar da comunidade, deixando dessa forma, “a nossa marca positiva na longa história de Baião”, acrescentou.

Depois de fazer uma alusão à história do concelho que tem em “Bayam” a sua primeira “aparição” conhecida, datada de 1066, o presidente da Câmara elencou alguns aspetos que vêm “moldando” a paisagem “cultural, social, económica e afetiva que hoje chamamos de … “a nossa Terra”, apontou.

O autarca referiu-se ao momento político que o país atravessa, alertando para os perigos e ameaças que decorrem do resultado verificado nas últimas eleições legislativas e na “forte brecha causada no nosso sistema democrático, conquistado no 25 de Abril”, acrescentou, apelando a que “aprendamos com a história e continuemos a participar nela de forma positiva”, disse.

ASCENSÃO DE FORÇAS QUE NÃO SE REVÊM NA DEMOCRACIA

Também o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, deu especial enfoque à necessidade de preservar e potenciar os valores conquistados com a Revolução dos Cravos, afirmando-se “preocupado e triste pelas opções expressas pelas pessoas no último ato eleitoral, que resultaram na ascensão de um partido político com cariz demagógico, autocrático e populista, o qual faz da manipulação o seu instrumento principal e que não se revê na democracia e nas opções democráticas”, nada tem a ver com os pilares da nossa vida em sociedade.

Armando Fonseca enalteceu o mérito dos homenageados e a justiça das distinções atribuídas, agradecendo-lhes o “exemplar contributo para que Baião continue a ser um concelho de olhos postos num futuro de cada vez maior desenvolvimento e qualidade de vida para todos os baionense”, frisou.

Agradeceu ainda aos trabalhadores da autarquia, pelo bom exemplo, e deixou uma referência muito especial aos baionenses espalhados pelo país e pelo mundo, que todos os dias, onde quer que se encontrem, se orgulham da nossa terra e dignificam o nome de Baião.

DISTINÇÕES HONORÍFICAS

As distinções foram entregues por elementos da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Comissão de Distinções Honoríficas.

Os homenageados foram os seguintes:

Medalha de Distinção Profissional

Funcionários da Autarquia com 35 anos de serviço:

– Alexandre Borges Vieira

Medalha de Distinção Profissional

Funcionários da Autarquia com 25 anos de serviço:

– Susana Maria da Fonseca Monteiro

– Maria Orlanda da Costa Santos

Medalha de Mérito Cultural:

– Herminio Fonseca

– Nuno Osório

Medalha de Mérito Desportivo:

– Goreti Correia

Medalha de Mérito Científico:

– Carlos Manuel Teixeira Nogueira

Medalha de Mérito Cívico:

– Serafim Amorim

– Manuel Monteiro

Medalha de Mérito Ambiental:

– Associação de Municípios do Douro e Tâmega – AMDT

Medalha de Mérito Social:

– Carlos Alberto Couto Silva

Medalha de Mérito Empresarial:

– Artesãos das Bengalas de Gestaçô: Eduardo Cardoso, Eduardo Freitas, Idalino Miranda, Serafim Teixeira.

– Tasquinha do Fumo

A cerimónia terminou em festa com a atuação da Banda Marcial de Ancede que interpretou várias peças.

Conteúdo atualizado em 4 de Julho de 2024 às 15:22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content