Espaço Cidadão Móvel é um projeto inovador da AMDT
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) está a promover, desde o dia 6 de janeiro, um serviço inovador e único no território nacional. Trata-se do Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel) e a Biblioteca Itinerante, um projeto que leva serviços públicos e cultura ao encontro das populações que vivem em localidades mais distantes dos centros urbanos, nos cinco municípios que integram a AMDT – Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende.
O EC Móvel estará em Baião, na sua primeira semana no concelho, cumprindo o seguinte calendário: dia 27 de janeiro, manhã em Frende (Centro Cívico); tarde em Loivos do Monte (Centro Cívico) – dia 28, manhã em Loivos da Ribeira (sede da Junta); tarde em Tresouras (sede da Junta) – dia 29, manhã em Teixeira (junto à ponte); tarde em Teixeiró (sede da Junta) – dia 30, manhã em Mesquinhata (junto à igreja); tarde em Santa Leocádia (sede da Junta). Os horários da manhã decorrerão entre as 10h00 e as 12h00 e os da tarde entre as 14h00 e as 16h00.
O Espaço do Cidadão Móvel irá também, em datas a anunciar, estar disponível em outras freguesias.
A vereadora com os pelouros da Modernização Administrativa e Sistemas de Informação, e também da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Baião, Anabela Cardoso, destacou a “resposta do projeto nos setores social e cultural, levando os serviços ao encontro da população”, promovendo assim, o acesso dos cidadãos, “de forma mais cómoda, quer aos livros e à cultura, quer a um vasto conjunto de serviços da administração pública”. Desta forma, “promovemos a proximidade e a inclusão, indo ao encontro das necessidades dos baionenses”, sublinhou.
MAIS DE 35 SERVIÇOS DISPONÍVEIS
O Espaço Cidadão Móvel resulta de uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os municípios envolvidos, sendo um ponto de atendimento itinerante onde são disponibilizados mais de 35 serviços públicos.
Entre os serviços disponíveis estão a alteração da morada do Cartão do Cidadão, ativação da Chave Móvel Digital (CMD), renovação da carta de condução e pedido do certificado do registo criminal. Sem necessidade de marcação, o EC Móvel opera de acordo com rotas e horários definidos mensalmente pela AMDT, em colaboração com os municípios.
Além dos serviços administrativos, a viatura inclui uma Biblioteca Itinerante equipada com 300 livros selecionados pelos municípios, um acervo literário com atualização regular, indo ao encontro das solicitações dos utilizadores. Desta forma, é incentivado o gosto pela leitura e o acesso à cultura no seio das comunidades.
A AMDT considera que o projeto representa o esforço de redução das desigualdades no acesso a serviços essenciais e o fortalecimento da coesão social e cultural da região.