O Município de Baião procedeu à entrega de equipamentos de sinalização de emergência às duas corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, no passado dia 4 de junho.
Estes acordos enquadram-se no processo de contratualização de novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), que contam com a comparticipação financeira do Município de Baião.
Um dos compromissos assumidos pelas corporações de bombeiros neste novo enquadramento é a realização de ações de sinalização de emergência em situações como deslizamentos de terras, derrocadas ou quedas de árvores.
Esta medida, surge na sequência dos acordos de colaboração firmados com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, no dia 27 de dezembro de 2024, dando seguimento à deliberação aprovada em Reunião de Câmara do dia 11 de dezembro.
Trata-se de um passo significativo no reforço da articulação entre o Município e os seus agentes de proteção e socorro, com vista a uma resposta mais célere e eficaz a ocorrências naturais que coloquem em risco a segurança de pessoas e bens.
Para que estas missões possam ser cumpridas com os meios adequados, foram entregues às corporações, tendas dobráveis “pop-up”, barreiras de segurança, cones balizadores e fita sinalizadora personalizada.
Este conjunto de equipamentos tem como objetivo garantir uma atuação mais estruturada, rápida e visível no terreno, especialmente em situações em que é necessário sinalizar zonas de risco e proteger a população.
A sua utilização permitirá delimitar áreas afetadas, assegurar a integridade dos operacionais e facilitar o trabalho das equipas de socorro, contribuindo decisivamente para uma gestão mais eficiente das emergências.
Segundo o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Manuel Ribeiro, “o reforço da capacidade de resposta das nossas corporações de bombeiros é essencial para garantir a segurança das populações em momentos críticos.
Estes acordos representam uma aposta clara na prevenção e na prontidão de atuação. A entrega deste material específico é uma mais-valia operacional e vem colmatar uma necessidade identificada no terreno.
Com esta medida, reforçamos não só os meios disponíveis como também a articulação entre os bombeiros e os serviços municipais de Proteção Civil, o que nos permitirá responder com maior eficácia às situações de emergência que possam surgir no nosso território.”
Conteúdo atualizado em 16 de Junho de 2025 às 15:20
