No dia 28 de dezembro de 2024, foi formalizada a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município de Baião e a Associação Vale do Zêzere, assegurando a cedência do edifício localizado na Rua 1.º de Maio, na freguesia de Santa Marinha do Zêzere, onde, em tempos, funcionou a sede da junta de freguesia.
O espaço será utilizado como sede da associação, que tem vindo a desenvolver atividades diversas, de índole cultural, desportiva e social, em prol da dinamização da comunidade local.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, do presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, do vereador responsável pelo Pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, do vereador Henrique Ribeiro, do presidente da junta de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira e do presidente da Associação Vale do Zêzere, César Carvalho, bem como de outros elementos que integram os órgãos sociais desta coletividade.
De acordo com o documento, o espaço será cedido a título gratuito, e inclui instalações equipadas para responder às necessidades funcionais da associação.
Entre as obrigações da coletividade estão a manutenção do espaço, a divulgação de atividades do município e a promoção de produtos e serviços locais, em consonância com a estratégia de promoção do concelho de Baião.
O espaço poderá ser utilizado pela Câmara Municipal sempre que se justifique, garantindo que a sua cedência responde a objetivos de interesse público.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, começou por saudar “os atuais órgãos sociais, bem como quem os antecedeu” e realçou a “atividade pujante desta associação no desenvolvimento de diferentes atividades e na promoção do território.”
O autarca enfatizou o facto deste protocolo comportar “uma dupla finalidade, servindo os interesses diretos da Associação, mas, ao mesmo tempo, incorporar uma componente de promoção territorial, numa espécie de posto de turismo municipal.”
Manuel Pereira, presidente da junta de freguesia de Santa Marinha do Zêzere, manifestou-se feliz por se voltar “a ter abertas as portas deste edifício e ainda bem que nos lembramos desta solução para a Associação Vale do Zêzere, porque se este equipamento existe, deve ser usufruído pela população.”
O edil zezerense deixou ainda uma palavra de “gratidão pelo trabalho que desenvolvem em prol da nossa comunidade.”
César Carvalho, presidente da Associação, deixou o “compromisso de fazer cada vez mais e melhor”, e agradeceu à “autarquia por acreditar em nós para podermos continuar a crescer e ir cada vez mais longe.”
O presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, por seu lado, disse “que todos estão de parabéns. A associação porque tem uma sede e a autarquia pela boa utilização que está a fazer deste espaço, que é acolhedor e tem muito bom aspeto. Continuem o bom trabalho!”
A cedência do espaço, aprovada em reunião ordinária da Câmara Municipal de Baião, reflete a estratégia do município no apoio ao movimento associativo.
Com este protocolo, o município reforça a sua política de apoio às associações locais, promovendo a coesão social e a valorização dos recursos endógenos do concelho.