O município de Baião vai participar, entre os dias 15 e 20 de outubro, na missão da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) a Macau, no âmbito de uma iniciativa da Câmara de Comércio de Portugal China (CCPC) em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP). Durante esta missão, serão realizadas diversas ações promocionais da região, num intercâmbio em colaboração com outras entidades envolvidas.
A deslocação aponta para o fortalecimento de laços de cooperação com a comunidade local, especialmente com o setor empresarial. O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que integra a comitiva, acompanhado pelo vereador dos Assuntos Económicos e da Internacionalização, José Lima, destacou “mais uma oportunidade de promover o concelho e a região, valorizando elementos distintivos do património de cada município e aproveitando a diversidade do território como um fator de complementaridade que enriquece toda a oferta regional”, sublinhou.
Para o vereador José Lima, Macau, pelas suas “ligações históricas a Portugal e pelos laços que unem as duas comunidades, representa um mercado com elevado potencial para oportunidades de investimento em diversos setores, como o turismo, a indústria e a inovação tecnológica”, revelou.
PATRIMÓNIO DE BAIÃO EM DESTAQUE NA AGENDA PROMOCIONAL
Na agenda promocional do concelho de Baião destacam-se referências como o património cultural, os vinhos, as ligações à literatura, a gastronomia, as serras, os rios, os eventos, a certificação como destino turístico sustentável e o MACC Baião, entre outros.
A comitiva institucional é liderada pelo presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, e inclui representantes de municípios da Comunidade, além de dirigentes das entidades envolvidas, como a Fundação AEP, a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China, a Agência de Promoção da Cultura Atlântica, a Liga dos Chineses em Portugal e investigadores da Universidade de Coimbra.
ASSINATURA DE PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO
O programa inclui, após a receção oficial pelos representantes da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, a participação na 29.ª Feira Internacional de Macau 2024, encontros com empresários e responsáveis da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, quadros de empresas e representantes da comunidade portuguesa, assim como visitas a universidades e centros de investigação tecnológica e científica, estando prevista a assinatura de protocolos de cooperação bilateral.
A comitiva estabelecerá ainda contatos com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau e com os responsáveis municipais locais.