Em Baião, vai realizar-se um conjunto de intervenções em edifícios e espaços públicos, para garantir melhores condições de acessibilidade para todos os cidadãos, em particular para pessoas com mobilidade condicionada.
Trata-se de investimentos que surgem no âmbito do “Acessibilidades 360º – PIEP – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos para Melhoria das Acessibilidade”, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sequência da aprovação de candidaturas apresentadas pelo Município de Baião.
O PIEP visa a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso aos serviços públicos apontando ao objetivo de apoiar a intervenção em, pelo menos, 1500 edifícios públicos com atendimento presencial, a nível nacional, visando impulsionar a melhoria das condições de acessibilidade.
As intervenções, nesta fase, com um preço base do investimento global previsto de 97 933,40 €, irão abranger edifícios administrativos e sanitários públicos que cumprem os requisitos para serem financiados, assegurando o cumprimento das normas técnicas de acessibilidade e eliminando barreiras arquitetónicas.
O conjunto de obras a realizar inclui a instalação de rampas, plataformas elevatórias, adaptação de sanitários, criação de lugares de estacionamento reservados, bem como a melhoria de percursos pedonais e acessos exteriores,
O concelho ficará dotado de espaços públicos mais inclusivos e funcionais, promotores da autonomia, segurança e conforto de todos os utilizadores.
O Município continuará atento à possibilidade de alargamento das intervenções a mais edifícios, no quadro das condições que sejam apresentadas.
