A Meia Maratona Douro Verde, organizada pelo Clube Náutico Ribadouro, vai atravessar, pela primeira vez, três concelhos – Baião, Cinfães e Marco de Canaveses -, alargando, assim, o percurso pelo território, proporcionando aos atletas, acompanhantes e visitantes, a possibilidade desfrutarem de uma visão mais ampla de toda a beleza da região.
A prova, que prevê a participação de mais de mil atletas, a realizar no dia 24 de março, na sua 3.ª edição, foi apresentada no dia 14 de março, na antiga sede da Junta de Freguesia de Ribadouro, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Baião, contando com as presenças de autarcas dos três municípios que apoiam o evento, responsáveis pela organização, autarcas locais e dirigentes associativos.
PERCURSO INSPIRADOR PELAS MARGENS DO DOURO
O vice-presidente da Câmara de Baião, também vereador com o pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, agradeceu à organização o empenho na realização da prova, saudando a implementação do modelo que esteve na origem da sua criação, ou seja, a “envolvência dos três municípios”.
“Para nós é motivo de orgulho acolher, mais uma vez, a Meia Maratona Douro Verde, uma prova que continuará a crescer e a conquistar adeptos, que além do aspeto competitivo, promove o desporto, hábitos de vida saudáveis e permite a milhares de pessoas a fruição deste espaço magnífico e inspirador junto ao Douro. Naturalmente, a vinda de visitantes ao nosso território é também um importante impulso para a economia da região, que acaba por se refletir, não apenas no dia da prova, mas também ao longo do ano”, frisou o autarca.
Também os vereadores do Desporto dos Municípios de Cinfães, Carlos Cardoso, e de Marco de Canaveses, Pedro Pinto, sublinharam a mais-valia da prova para o território, pela atratividade e pela promoção das potencialidades da região.
Já Sérgio Monteiro, secretário da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, localidade de partida e de chegada dos atletas, saudou a congregação de esforços para realização de “uma prova única, num local único”.
ABRAÇAR OUTRAS MODALIDADES
Mário Sousa, presidente do Clube Náutico Ribadouro, principal mentor do evento, incentivando à participação na prova, recordou os princípios que nortearam a criação da coletividade, referindo “o arrojo, a ambição e a vontade de realizar iniciativas promotoras do desenvolvimento turístico e das potencialidades da região”. Uma vontade e empenho que se mantém e reforça para abraçar “outras modalidades”, tirando partido das “condições fantásticas que esta zona do Douro disponibiliza”, sublinhou.
Na cerimónia de apresentação da prova intervieram ainda, Fernanda Ribeiro – campeã olímpica e atleta portuguesa mais medalhada de sempre -, madrinha da prova; José Magalhães, vice-presidente da Associação de Atletismo do Porto; e Carlos Ferreira, diretor-geral da EVENTSPORT, entidade parceira na organização, juntamente com a PortoCargo Runners; GNR de Baião; e bombeiros locais.
TRÊS OPÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
A Meia Maratona Douro Verde vai iniciar-se às 10h00, possibilitando aos atletas três tipos de participação: Meia Maratona de 21 Km; Meia Maratona (estafeta) de 11 X 10 Km, para quem quiser dividir o percurso e competir em equipa; ou uma Caminhada de 10 Km.
O prémio monetário, a rondar os 6840 euros, será subdividido pelos vencedores da Meia Maratona, Meia Maratona (Estafeta) e equipas mais numerosas.
As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 23 de março de 2024 aqui: https://3mmdouroverde.eventsport.net/forms/#page_emo_form
Após essa data só serão aceites inscrições no local de entrega de kits:
22 de março – Casa de Baião no Porto – 14h00 – 21h00
23 de março – Baião – Junta de Freguesia do Ribadouro – 11h00 às 19h00
24 de março – Baião – Junta de Freguesia do Ribadouro – 07h00 às 09h00
Casa de Baião no Porto: Campo Mártires da Pátria, 25/26 (junto ao Hospital Santo António).
Junta de Freguesia de Ribadouro (sede): EN 211 4640-400 Baião
Para mais informações consulte o site oficial da prova: https://3mmdouroverde.eventsport.net
A Meia Maratona Douro é, segundo a organização, uma prova “onde cada curva é uma descoberta e cada quilómetro uma conquista”.
Conteúdo atualizado em 4 de Julho de 2024 às 15:46