No âmbito dos apoios relativos aos prejuízos causados pelos incêndios de setembro de 2024, técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), acompanhados por técnicos da Câmara Municipal de Baião, estiveram no terreno, no dia 15 de abril, para procederem à validação dos prejuízos registados a nível das empresas.
Esta verificação refere-se às candidaturas submetidas no quadro da medida: “reposição das capacidades produtivas e da competitividade das empresas”.
De acordo com as candidaturas apresentadas até ao limite do prazo estabelecido, 31 de março, no concelho de Baião foram apresentadas 12 candidaturas à referida medida. Recorde-se ainda que foram submetidas 23 candidaturas através do Balcão de Apoio do Município, relativas à reconstrução/reabilitação de habitação própria permanente e de segunda habitação, das quais, até ao momento, foi comunicada a aprovação de 6. Nestes casos, foi, entretanto, disponibilizado aos lesados 50 por cento do valor candidatado.
No domínio da agricultura, das 326 candidaturas submetidas, 224 foram liquidadas, sendo o valor global de 885.923,20 euros, estando as restantes em fase de análise ou selecionadas para controle de campo.