Foi inaugurado, no dia 29 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado pelos elementos que integram o executivo da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, António José Fonseca, Fernanda Silva e Hugo Branco, o novo acesso ao lugar de Aldeia, um investimento de 130 mil euros, que inclui uma ponte sobre o rio Teixeira.
“Uma obra que nos deve orgulhar a todos”, afirmou o presidente da Câmara, referindo-se ao novo acesso, “um dos casos que muitos diziam ser impossível”, explicou que, “por vezes, não basta haver dinheiro ou vontade por parte da Câmara ou da Junta. É preciso que os proprietários dos terrenos estejam disponíveis para vender ou autorizar a passagem”, agradecendo aos proprietários que, entretanto, cederam terreno.
Elogiando o trabalho de todo o elenco da União de Freguesias, mas também dos técnicos e colaboradores do município, o autarca falou da obra como um “exemplo do compromisso que nos move, que alimenta a nossa vontade de servir, de fazer obra, de retribuir a confiança que em nós depositam os baionenses”, confessou, sem esconder a emoção.
Paulo Pereira, elencando um conjunto de obras concluídas ou em fase de conclusão na freguesia, sublinhou que “felizmente temos cumprido com todos os presidentes de junta, com todas as nossas freguesias, e por essa via, com todos os baionenses”, frisou.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, elogiou a dinâmica que tem sido desenvolvida na freguesia, não apenas por criarem infraestruturas para a população, mas também por lhe darem uso, como acontece com o Polidesportivo, recentemente inaugurado.
Apontando o contributo de todos na concretização das muitas obras por todo o concelho, Armando Fonseca destacou a importância da “boa saúde financeira do município que torna possível o avanço dos investimentos”.
Já o presidente da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, falou de “um marco para a freguesia e a concretização de um sonho”, alertando que, apesar de se tratar de uma obra da qual se falava há dezenas de anos, “o compromisso que a autarquia local assumiu foi para o atual mandato. Compromisso que está cumprido”, frisou, destacando o excelente trabalho da equipa que o acompanha na gestão local.
António José Fonseca referiu ainda o significado especial do acesso para a população do lugar de Aldeia, revelando que a União de Freguesias tem muitos projetos, trabalhando “todos os dias para a nossa população”, concluiu.
Além da construção de uma nova ponte sobre o rio Teixeira, a obra incluiu a construção de muros e pavimentação da via a cubos, numa nova acessibilidade que facilita a circulação e garante maior segurança para os residentes e visitantes, além de promover uma mobilidade mais eficiente.
A cerimónia de inauguração contou também com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Fonseca, vereadores do executivo, outros autarcas locais e de outras freguesias do concelho, antigos autarcas, bem como da população da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, que se juntou para sublinhar a importância do novo acesso.
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:54