No dia 30 de novembro, fez-se história em Baião, em particular, em Ancede, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro. Alimentado ao longo de muitos anos, o sonho de ver “um tapete verde” a colorir o Parque de Jogos da Associação Desportiva local, é agora real e representa um enorme salto no desenvolvimento das atividades e no incentivo à prática desportiva no seio da comunidade. O piso sintético cumpre os mais rigorosos critérios exigidos, sendo certificado com o selo “FIFA Quality”, por oferecer uma experiência de jogo segura e de alta qualidade.
“Se há momentos gratificantes para quem tem o privilégio de ser presidente de Câmara, este é um deles”, confessou Paulo Pereira na cerimónia de inauguração. O autarca deu conta da sua felicidade por poder contribuir para uma obra há tanto tempo desejada e que enaltece o trabalho de dirigentes, atletas, autarcas e população local, a quem agradeceu a “persistência e perseverança”, mas também a “paciência”. Neste contexto, explicou que sempre foi dando conta de que, só seria possível avançar mediante oportunidades de financiamento, o que aconteceu entretanto.
OBRA QUE VAI ALÉM DOS COMPROMISSOS
Paulo Pereira, referiu tratar-se de “um momento histórico”, que representa a concretização de uma obra que “vai para além dos nossos compromissos, não estando inscrita no nosso ‘Compromissómetro’ – instrumento que ‘mede’ o avanço das obras que fazem parte do compromisso assumido com os baionenses no início do mandato e que, neste momento se situa nos 82 por cento”.
Aludindo à referência do presidente da AD Ancede de que “Paulo Pereira é o pai desta obra”, o autarca sublinhou que a mesma “se deve a toda a comunidade, a todos os que se empenharam e lutaram de forma leal e genuína para que hoje seja uma realidade”, apontou, deixando ainda uma referência ao “excelente relacionamento entre as coletividades desportivas”.











UM MENINO QUE SONHAVA SER JOGADOR DE FUTEBOL
O presidente da Direção da Associação Desportiva de Ancede, Augusto Carlos, através da sua própria história, a de “um menino que nasceu e cresceu em Ancede e que sonhava ser jogador de futebol”, falou de “um dia especial, de grande contentamento, que vai marcar as nossas vidas”, garantindo que “esse menino é hoje feliz”.
O dirigente, elogiando a “palavra honrada” pelo presidente da Câmara, fez também questão de destacar o papel do vice-presidente, também vereador responsável pelo Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, “um entusiasta desta estrutura, que sempre se mostrou motivado e empenhado na luta para que o relvado fosse uma realidade”, frisou. O autarca local, Daniel Guedes, mereceu também uma referência especial.
Augusto Carlos não esqueceu também os adeptos, atletas, treinadores e todos aqueles que trabalham para a coletividade a quem agradeceu, apontando como desígnio maior para as suas vidas, a felicidade.
UM ORGULHO ENORME
O presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, ex-dirigente e um dos maiores impulsionadores da coletividade, expressou o seu “orgulho enorme por tudo o que foi feito e pela dinâmica da AD Ancede, que se deve a todos os que gostam da nossa terra, do nosso território e dos nossos meninos que jogam à bola todos os dias”, exaltou.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, destacou o esforço de todos os que se envolvem nas atividades desportivas, atletas, dirigentes e encarregados de educação, sublinhando “a visão do executivo municipal pelo investimento e por todo o apoio que presta a todas as associações, além de outras áreas, no melhoramento das instalações”, elogiou.
Já o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, referiu que “aqui está o futuro”, enaltecendo a aposta do município e apelando também ao maior interesse das mulheres pelas modalidades desportivas, revelando que a percentagem de atletas femininas federadas é muito reduzida. O dirigente agradeceu ainda o contributo do município de Baião para o desenvolvimento do desporto.
Na sessão, em que também interveio o presidente da Mesa da Assembleia da AD Ancede, Augusto Martinho, marcaram presença ainda vereadores; outros autarcas; o presidente do Conselho de Arbitragem da AF do Porto, Carlos Carvalho; ex-dirigentes da coletividade; dirigentes associativos, atletas e população.
O pároco local, Francisco Pedrosa, fez a bênção do equipamento, numa cerimónia que contou também com a animação do Grupo de Bombos da AD Ancede.
A terminar, antes do descerramento da placa alusiva à inauguração, foi interpretado o hino da coletividade, por Samuel Costa, entoado em uníssono por todos os presentes. Seguiu-se ainda um encontro de futebol com equipas das camadas jovens da AD Ancede e da AD Baião, na estreia simbólica do relvado, que envolveu um investimento da autarquia a rondar os 278 mil euros.
Na sequência da aposta na beneficiação de espaços desportivos, no próximo dia 9 de dezembro irão iniciar-se, também, os trabalhos de colocação do novo relvado, no campo do Pranhô, da Associação Desportiva de Baião, envolvendo um investimento semelhante por parte do município.







