ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ação Social Destaques Obras

Inauguração do Centro de Relação Comunitária de Míguas em Santa Marinha do Zêzere

O Centro de Relação Comunitária de Míguas foi inaugurado no dia 30 de outubro numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, dos vereadores Henrique Ribeiro e Anabela Cardoso,  do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, assim como de vários autarcas de freguesia, do pároco local Filipe Azevedo, que fez a benção das instalações, dirigentes associativos, representantes de coletividades e um expressivo número de populares.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, salientou a importância desta obra: “Este centro representa mais do que um edifício: ele é o símbolo do trabalho em equipa e do esforço conjunto entre várias pessoas que acreditam no poder do serviço à comunidade. É uma grande satisfação inaugurar este espaço, qualificado por funcionários da Câmara, e que agora devolvemos à comunidade.

Durante o discurso o autarca deixou um desafio “este centro foi feito para ser usado e aproveitado ao máximo. Ele é de vocês, e espero que todos explorem as atividades, aproveitem os encontros e experimentem o convívio. Vivemos  numa era em que as conexões pessoais presenciais são mais necessárias do que nunca, e iniciativas como esta ajudam a fortalecer esses laços. Vamos usar este espaço para celebrar a amizade, a entreajuda e o convívio comunitário”.

O vice-presidente e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, reforçou o compromisso em criar um espaço acolhedor e inclusivo: “desde o início, foi nossa prioridade criar um local onde as pessoas se possam encontrar, conviver e participar em atividades enriquecedoras. Trabalhamos com afinco para que este centro possa oferecer uma gama de atividades diversificada, incluindo atividades desportivas e recreativas para toda a população. Este espaço é para vocês, para construirmos juntos uma comunidade mais ativa e integrada.”

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, também destacou o valor deste novo espaço comunitário: “Hoje, inauguramos um centro que resulta da dedicação e do empenho de todos os envolvidos, um espaço que será uma extensão da nossa freguesia e uma oportunidade para aproximar ainda mais os nossos habitantes. Este é um lugar onde cada um pode sentir-se acolhido. Acredito que este centro será um ponto de união, onde as atividades e o convívio trarão uma nova energia, nomeadamente aos seniores da freguesia.” A terminar Manuel Pereira referiu que “continuaremos a trabalhar com afinco de forma a concretizar todos os compromissos assumidos com os zezerenses”.

Instalado no edifício da antiga escola primária, o novo Centro de Relação Comunitária (CRC) de Míguas integra-se na rede de centros comunitários do concelho de Baião, que inclui, também, os centros de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, Teixeira e Teixeiró. Estas estruturas resultam de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, com o objetivo de promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades locais.

No caso do CRC de Míguas, as obras, realizadas por administração direta, incluíram pinturas, recuperação do soalho, reconstrução das casas de banho, colocação de uma vedação e melhorias nos espaços exteriores. O edifício foi dotado de mobiliário e equipamentos, e a Câmara comparticipará despesas de água, luz, gás, internet, transportes e lanches, para assegurar as condições necessárias ao funcionamento do centro.

Além das instalações, a criação destes centros é um investimento do município para fomentar o encontro intergeracional, promovendo atividades lúdicas e criativas, favorecendo a socialização. O centro de Míguas será o quinto CRC no concelho de Baião, e junta-se a esta rede que atualmente conta com várias dezenas de utentes.

Recorde-se que uma parte do edifício já havia sido cedida à paróquia local e transformada numa capela em honra do Santo Cura D’Ars, reforçando o seu papel de integração e serviço comunitário.

Conteúdo atualizado em 8 de Novembro de 2024 às 13:01

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content