O Município de Baião recebeu, no dia 10 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma comitiva composta por cerca de três dezenas de seniores de Cormeilles-en-Parisis, cidade francesa geminada com Baião desde 2018. A visita assinala e reforça, uma vez mais, os laços de cooperação e amizade existentes entre as duas comunidades.
A vereadora Anabela Cardoso deu as boas-vindas à comitiva e destacou os “frutos” de uma relação entre as duas comunidades, cujas sementes foram “lançadas há sete anos” e que têm vindo a revelar-se profícuas, através de investimentos públicos e de ações de cooperação em diversos domínios, como o desporto, o lazer, a cultura e a promoção turística, entre outros.
JARDINS DE BAIÃO EM CORMEILLES SIMBOLIZAM A UNIÃO ENTRE AS COMUNIDADES
Transmitindo a mensagem do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira — que não pôde estar presente —, a autarca adiantou que o concelho se sente “profundamente honrado” com a inauguração, ocorrida em maio deste ano, do espaço “Jardins de Baião”, situado no centro da cidade de Cormeilles-en-Parisis, e que “simboliza a amizade e a união entre as duas comunidades”, referiu Anabela Cardoso. De recordar que em Baião existe também um monumento escultórico alusivo à geminação, situado nas imediações dos Paços do Concelho.
Da parte de Cormeilles-en-Parisis foi lida uma mensagem do presidente Yannick Boëdec e da vereadora Nathalie Ottobrini, que salientou a importância dos intercâmbios entre as duas comunidades, e do conhecimento mútuo entre os seus habitantes, e que disse que no futuro estes poderão continuar e ser até mais prolongados.
Na abertura da sessão foram exibidos dois vídeos promocionais — “Baião Répond” (em francês) e “Baião Terra Mágica” — que deram a conhecer alguns dos principais elementos do património, da natureza e da dinâmica cultural do concelho. No final, foram entregues lembranças a toda a comitiva.
A Universidade Sénior de Baião, que participou na cerimónia juntamente com os utentes do Centro de Relação Comunitária de Tresouras, encerrou o encontro com a interpretação de vários temas da música tradicional portuguesa, num momento de convívio e partilha cultural.








