Ambiente Destaques Institucional Proteção Civil

Governo apresentou em Baião plano de investimento para a prevenção de fogos e defesa da floresta

Investimento de 50 milhões de euros, financiado pelo PRR, contempla tratores, máquinas de rasto e viaturas especializadas para mais de 300 entidades.

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, apresentou em Baião, uma iniciativa nacional destinada a reforçar a prevenção de incêndios rurais e a gestão florestal.

Esta ação, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), está ancorada num investimento global de cerca de 50 milhões de euros e integrada na visão do Plano Floresta 2050.

É orientada para a prevenção, ordenamento e rentabilização sustentável da floresta e inclui equipamentos destinados a operações de gestão de combustíveis e redução do risco de incêndio.

Nesta fase, o plano prevê a entrega de 57 tratores, 18 máquinas de rasto e 125 viaturas multidisciplinares, destinadas a ações de fogo controlado, fitossanidade e apoio à gestão florestal.

No conjunto, mais de 300 entidades serão beneficiadas, entre elas 18 Comunidades Intermunicipais, 226 municípios e 59 Organizações de Produtores Florestais.

Para além do Primeiro-Ministro, a cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, de diversos autarcas e de elementos ligados às Comunidades Intermunicipais de todo o país.

COOPERAÇÃO ENTRE ADMNISTRAÇÃO LOCAL E CENTRAL É FUNDAMENTAL

A Presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, destacou a importância desta medida, afirmando que “se reveste de grande importância para a capacitação dos territórios” e representa “uma verdadeira aposta do Governo na prevenção”, lembrando ainda a perigosidade associada à acumulação dos chamados “combustíveis florestais” em regiões como Baião.

A autarca, sublinhou também que “o Estado tem a responsabilidade de desenvolver políticas e dotar o poder local de equipamentos que permitam garantir a base da pirâmide, ou seja, a segurança”, considerando que “este Governo dá hoje um sinal que está atento e diligente na cooperação com os territórios, com as Câmaras Municipais, as Comunidades Intermunicipais e com todas as entidades que atuam na área da gestão florestal”.

Ana Raquel Azevedo demonstrou disponibilidade para trabalhar com o Governo no reforço de valências e de competências destas estruturas, “para que possamos desenvolver um trabalho cada vez mais profícuo para toda a região” e defendeu que “é fundamental que esta cooperação seja acompanhada por políticas eficazes de desenvolvimento territorial, para que haja cada vez mais condições para que as empresas e as famílias se consigam fixar no nosso território, neste interior que ‘faz das tripas coração’ para manter cá os seus.”

Por seu lado, o Primeiro-Ministro, realçou o carácter “simbólico e impactante desta iniciativa”, sublinhando que “em dezembro, o país já se prepara para a próxima época de incêndios com enfoque na prevenção e no ordenamento do território, sem olhar para trás, mas a preparar o futuro”.

O governante referiu ainda que “estes equipamentos essenciais tendem a ser lembrados apenas durante as crises, embora sejam decisivos antes, durante e após os incêndios”, e destacou “a necessidade de rentabilizar a floresta, com o ambiente e a agricultura de mãos dadas”.

Como pilares da sua ação, apontou dois objetivos centrais: “evitar ocorrências e, quando não seja possível evitá-las, reduzir a sua duração e dimensão”, e enquadrou este investimento numa “visão transversal e preventiva para a floresta”, inscrita no Plano de Intervenção para a Floresta 2025-2050.

O Primeiro-Ministro terminou a sua intervenção realçando “a parceria entre administração central, municípios e comunidades intermunicipais, com coresponsabilização e cogestão como aspeto fundamental, de modo a dar uma resposta mais rápida às pessoas e às economias locais”.

Após a cerimónia, as entidades presentes deslocaram-se à Feira do Tijelinho, onde estavam expostos alguns dos equipamentos apresentados. A visita possibilitou uma observação mais detalhada que foi acompanhada por uma explicação técnica que permitiu perceber as suas funcionalidades no teatro de operações.

A entrega agora assinalada reforça a capacidade de intervenção local e contribui para uma gestão sustentável dos recursos florestais. No plano nacional, integra‑se na estratégia “Floresta 2050. Futuro + Verde”, orientada para a redução do risco, a preparação do território e a proteção dos recursos naturais, num compromisso articulado entre Governo, ICNF e autarquias.

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 3 de Novembro de 2025 às 09:43

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content