O Município de Baião promoveu, no dia 18 de novembro, uma ação de formação “Operacionalização de uma ZCAP – Zona de Concentração e Apoio à População”, ministrada pela Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Coimbra, e contou com a presença do Coordenador da Delegação Regional Norte, Henrique Santos.
A iniciativa decorreu no Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, infraestrutura definida no Plano Municipal de Proteção Civil para a ativação de uma ZCAP.
A realização desta formação resultou do interesse e da necessidade manifestados pelas técnicas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e da Ação Social do Município de Baião, após a sua participação no Exercício MercallEx’24, um simulacro de proteção civil realizado no concelho em maio de 2024.
Para além das equipas de Ação Social, estiveram presentes representantes dos serviços de Urbanismo, Proteção Civil e Educação. A ação teve como objetivo dotar os técnicos de competências, procedimentos e estratégias a aplicar em contextos de crise e/ou catástrofe, assegurando a identificação rigorosa das necessidades da população e garantindo a prestação de cuidados adequados numa ZCAP. O programa integrou uma componente teórica e exercícios práticos, permitindo a simulação de cenários reais e o treino da articulação entre os diversos intervenientes, contribuindo para uma resposta mais eficaz em situações de emergência, desastres naturais ou acidentes de grande dimensão.
Em situações de crise, o apoio psicossocial constitui uma das responsabilidades centrais da Equipa de Ação Social, nomeadamente na colaboração para a ativação, instalação e gestão de uma ZCAP.
Com esta ação formativa, os serviços de Ação Social do Município reforçam o compromisso contínuo com a preparação, a resiliência e o fortalecimento da capacidade de resposta em contextos de emergência.



Conteúdo atualizado em 26 de Novembro de 2025 às 10:08
