Vice-presidente da Câmara de Baião, atento ao bem-estar da população sénior, visitou todos os equipamentos do concelho.
Com o objetivo de contatar diretamente com os utentes na sua realidade quotidiana, o vice-presidente da Câmara de Baião, também vereador responsável pelos Assuntos Sociais, visitou todos os Centros de Relação Comunitária (CRC), por forma a identificar eventuais necessidades ou ajustamentos a realizar nas condições e no seu funcionamento. No quadro deste acompanhamento da dinâmica dos equipamentos, reuniu-se também com autarcas locais, técnicos e responsáveis por cada um dos espaços, promovendo um diálogo construtivo, apostado na melhoria crescente dos serviços à população, tendo em conta as especificidades de cada centro.
“Desde a abertura de cada um dos centros, temos mantido um acompanhamento constante, conscientes da sua importância para a nossa população. É uma aposta valorizada por todos, não apenas pelos seniores, com grande impacto em toda a comunidade local. São espaços que devem manter-se dinâmicos, promovendo o convívio e fortalecendo as relações entre os baionenses, além de incentivarem o envelhecimento ativo e saudável, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida“, destacou o autarca.
PROXIMIDADE E ATENÇÃO CONSTANTES
Atualmente, Baião conta com quatro CRC, resultado de parcerias entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia de Gestaçô, Viariz, Loivos da Ribeira e Tresouras, e Teixeira e Teixeiró. A abertura de um novo CRC em Míguas, Santa Marinha do Zêzere, está prevista para breve, e as inscrições já estão abertas.
Os Centros de Relação Comunitária complementam a oferta institucional existente, promovendo a integração e participação cívica da população idosa, melhorando a sua qualidade de vida e incentivando a participação dos cidadãos como um fator essencial de desenvolvimento e coesão social. São também espaços de encontro entre gerações pela sua abertura a toda a comunidade.
As instalações são propriedade da autarquia e os centros são dinamizados em parceria com as juntas de freguesia. O município disponibiliza técnicos especializados que coordenam as atividades, enquanto as juntas de freguesia garantem o transporte e o lanche dos utentes. Além disso, a autarquia disponibiliza um fundo direcionado à dinamização dos CRC, que pode ser ajustado mediante propostas consideradas adequadas e importantes para o bem-estar dos utentes.