O espírito natalício iluminou mais uma vez Baião, nos dias 8 e 15 de dezembro, com a tão aguardada Festa de Natal Sénior, uma iniciativa especialmente preparada pelo pelouro dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal de Baião e que reuniu cerca de 1500 seniores do concelho no Pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.
A celebração, que foi dividida em duas datas para acolher participantes de todas as freguesias, revelou-se um verdadeiro hino à amizade, à partilha e à celebração natalícia.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Paulo Pereira, o vice-presidente e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, os vereadores Henrique Ribeiro, José Lima e Célia Azevedo, presidentes de junta e outros autarcas.
UM PROGRAMA RECHEADO DE EMOÇÕES
No dia 8 de dezembro, as freguesias de Ancede e Ribadouro, Frende, Gôve, Loivos da Ribeira e Tresouras, Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas, Santa Leocádia e Mesquinhata e Santa Marinha do Zêzere, bem como os utentes do Centro Social de Santa Cruz do Douro e alunos da Universidade Sénior de Baião, juntaram-se para um dia memorável.
No dia 15, foi a vez das freguesias de Campelo e Ovil, Grilo, Gestaçô, Loivos do Monte, Teixeira e Teixeiró, Valadares e Viariz e da Santa Casa da Misericórdia se reunirem para uma celebração igualmente vibrante.
Ambos os dias se iniciaram com as tradicionais celebrações religiosas, conduzidas pelos párocos Francisco Pedrosa (no dia 8) e Mário João (no dia 15), que proporcionaram um ambiente de espiritualidade e união aos participantes.
Todos os momentos tiveram o acompanhamento das corporações de Bombeiros de Baião e de Santa Marinha do Zêzere (uma em cada dia) e da GNR (Programa Policiamento de Proximidade).
UM DIA DE ALEGRIA E TRADIÇÃO
O tradicional almoço natalício, onde o bacalhau foi o protagonista, deliciou os presentes, criando um cenário perfeito para o convívio.
Durante a tarde, a animação tomou conta do recinto com atuações da Universidade Sénior de Baião, num registo mais clássico e natalício e com a energia contagiante do Duo Stereo, que com as suas interpretações populares trouxeram os seniores para a pista de dança, criando um ambiente contagiante de boa disposição.
“A alegria e a união que vemos aqui hoje são a prova de que Baião é, de facto, uma grande família”, destacou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.
O autarca reiterou o compromisso do município com a população sénior, reforçando que “o nosso trabalho continuará focado em proporcionar qualidade de vida e momentos especiais como este”.
Por seu lado, o vice-presidente e vereador responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, realçou a importância da festa como “um momento de encontro e reforço dos laços comunitários.”
“Queremos que todos se sintam acolhidos e em família. É isso que o Natal representa e é isso que queremos proporcionar”, vincou.
Para o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, esta festa simboliza “o respeito e o carinho que os seniores de Baião merecem, pelo contributo inestimável que deram ao desenvolvimento do concelho.”