Associativismo Cultura Destaques Economia Festas e Romarias Gastronomia Juventude Tradições Turismo

Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas com grande impacto reforça estatuto como evento enogastronómico de referência

A sétima edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas de Santa Marinha do Zêzere, uma organização da Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Baião, demonstrou mais uma vez, o seu impacto como evento enogastronómico de referência para a região.

Durante os três dias do certame, o Centro Cívico da freguesia zezerense recebeu centenas de baionenses e visitantes de toda a região, que se deliciaram com os aromas e sabores que emanavam das iguarias genuinamente preparadas com o toque característico da culinária baionense, sempre acompanhadas pelos excelentes vinhos verdes da sub-região de Baião.

A animação foi constante e diversificada para todos os gostos e idades, sempre num salutar convívio, que conferiu uma atmosfera especial ao recinto.

Destaque também para a realização da “Caminhada D’Avesso”, uma parceria entre a Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere e a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários locais, que contou com a presença de mais de 300 participantes.

O artesanato local também esteve representado, através da presença de diversos expositores com diferentes exemplares da arte regional, bem como produtores de licores e biscoito da Teixeira, entre outros produtos locais, confecionados sempre com produtos endógenos.

Em linha com o que acontece noutros eventos realizados em Baião, foram implementadas medidas de sustentabilidade ambiental, tais como o reforço de ecopontos, instalação de bebedouros e de iluminação led, colocação de cinzeiros, utilização de produtos locais com reduzida pegada ecológica, recolha e tratamento de resíduos orgânicos (biorresíduos), além de ações de sensibilização junto dos visitantes.

FEIRA FINALMENTE REALIZADA EM ESPAÇO PRÓPRIO   

O presidente da Câmara, Paulo Pereira, agradeceu e elogiou o trabalho dos responsáveis locais por “manterem esta chama acesa”, destacando a “iniciativa que descentraliza, valoriza Santa Marinha do Zêzere e toda esta zona do sudeste de Baião e que é hoje uma referência no quadro dos eventos da região e que nos deve orgulhar a todos”.

O autarca assumiu um “gosto redobrado” por estar naquele espaço – Centro Cívico – “é a primeira vez que fazemos esta feira num espaço que agora é nosso, de todos os baionenses. Finalmente, ao fim de muitos anos, foi possível chegar a acordo com o proprietário e adquirir este espaço, assim como o edifício contíguo”, lembrou.

Aludindo a comentários velados, nomeadamente nas redes sociais, a propósito da referência a várias obras realizadas, Paulo Pereira ironizou: “Há alguns, quase sempre os mesmos, que parecem incomodar-se. Para quem tudo nunca está bem. Pois que continuem a incomodar-se, o importante é que, da nossa parte, da Câmara e das Juntas, continuemos, passo a passo, a fazer o nosso trajeto e a cumprir com todos os nossos compromissos, servindo os baionenses, como temos feito”, afirmou.

Ainda a este propósito referiu a sua satisfação por, pela primeira vez, ter transitado na EN 304-3 “totalmente pavimentada”, elencando outras obras no território, exemplos de que “continuamos a cumprir com os baionenses”, assegurou.

Dirigindo-se a quem “se escuda ou esconde atrás de um computador, usando as redes sociais para apontar críticas à realização de eventos e festas”, Paulo Pereira, apelou a que “venham para a festa, venham conviver, viver a vida pela positiva! Não há rede social melhor do que esta. Conviver e divertirem-se na presença dos amigos, da família, da nossa comunidade”, reforçou.

O autarca explicou ainda que a realização destes eventos “para além da componente lúdica e da dinamização económica, nunca irá pôr em causa o cumprimento de todos os compromissos que assumimos com os baionenses, até porque esses eventos fazem parte, precisamente, dos nossos compromissos.”.

Durante a cerimónia de abertura, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, manifestou “o imenso prazer por darmos início à 7ª edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, um evento que, com muito orgulho e dedicação, organizamos novamente este ano.”

“Agradecemos a presença de todos os representantes das entidades e associações da freguesia e do concelho, cuja participação enriquece e eleva a nossa feira, aumentando a responsabilidade de proporcionar um evento de excelência”, acrescentou, destacando ainda “o apoio crucial da Câmara Municipal, sem o qual não seria possível continuar a melhorar e consolidar este evento como uma marca distintiva do nosso concelho e da região.

Ao longo das edições, a autarquia tem demonstrado um crescente empenho e investimento para garantir as melhores condições para o crescimento contínuo da feira.”

O autarca zezerense, ressaltou ainda “a importância da colaboração entre instituições e produtores para assegurar o sucesso, que se reflete no desempenho de todos e na qualidade dos produtos apresentados.

Este sucesso não só permitirá a continuidade e o crescimento da feira, como também atrairá visitantes ao longo do ano, fortalecendo a ligação entre os consumidores e os nossos produtos, comerciantes, freguesia e concelho”, frisou, terminando a sua intervenção com “um agradecimento especial a todos os participantes, dos produtores de vinho aos artesãos, sem os quais a feira não seria possível.”

Por seu lado, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, realçou “o crescimento contínuo deste certame e o impacto que já alcançou como evento de referência para a região”, acrescentando ainda que “este sucesso é resultado do trabalho árduo, da determinação e da colaboração de todos os envolvidos, algo que é evidente hoje aqui.”

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o vice-presidente, Filipe Fonseca, o vereador Henrique Ribeiro, outros autarcas, dirigentes associativos, empresários e um representante da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O sucesso do certame promete o reencontro no próximo ano para a 8.ª Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas de Santa Marinha do Zêzere, com uma variedade de aromas e sabores que fazem despertar o palato, sempre acompanhados pelos excelentes vinhos verdes da sub-região de Baião.

Conteúdo atualizado em 25 de Setembro de 2024 às 16:50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 13 de Janeiro de 2025 às 11:08

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content