A sétima edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas de Santa Marinha do Zêzere, uma organização da Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Baião, demonstrou mais uma vez, o seu impacto como evento enogastronómico de referência para a região.
Durante os três dias do certame, o Centro Cívico da freguesia zezerense recebeu centenas de baionenses e visitantes de toda a região, que se deliciaram com os aromas e sabores que emanavam das iguarias genuinamente preparadas com o toque característico da culinária baionense, sempre acompanhadas pelos excelentes vinhos verdes da sub-região de Baião.






A animação foi constante e diversificada para todos os gostos e idades, sempre num salutar convívio, que conferiu uma atmosfera especial ao recinto.












Destaque também para a realização da “Caminhada D’Avesso”, uma parceria entre a Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere e a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários locais, que contou com a presença de mais de 300 participantes.
O artesanato local também esteve representado, através da presença de diversos expositores com diferentes exemplares da arte regional, bem como produtores de licores e biscoito da Teixeira, entre outros produtos locais, confecionados sempre com produtos endógenos.



Em linha com o que acontece noutros eventos realizados em Baião, foram implementadas medidas de sustentabilidade ambiental, tais como o reforço de ecopontos, instalação de bebedouros e de iluminação led, colocação de cinzeiros, utilização de produtos locais com reduzida pegada ecológica, recolha e tratamento de resíduos orgânicos (biorresíduos), além de ações de sensibilização junto dos visitantes.
FEIRA FINALMENTE REALIZADA EM ESPAÇO PRÓPRIO
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, agradeceu e elogiou o trabalho dos responsáveis locais por “manterem esta chama acesa”, destacando a “iniciativa que descentraliza, valoriza Santa Marinha do Zêzere e toda esta zona do sudeste de Baião e que é hoje uma referência no quadro dos eventos da região e que nos deve orgulhar a todos”.
O autarca assumiu um “gosto redobrado” por estar naquele espaço – Centro Cívico – “é a primeira vez que fazemos esta feira num espaço que agora é nosso, de todos os baionenses. Finalmente, ao fim de muitos anos, foi possível chegar a acordo com o proprietário e adquirir este espaço, assim como o edifício contíguo”, lembrou.
Aludindo a comentários velados, nomeadamente nas redes sociais, a propósito da referência a várias obras realizadas, Paulo Pereira ironizou: “Há alguns, quase sempre os mesmos, que parecem incomodar-se. Para quem tudo nunca está bem. Pois que continuem a incomodar-se, o importante é que, da nossa parte, da Câmara e das Juntas, continuemos, passo a passo, a fazer o nosso trajeto e a cumprir com todos os nossos compromissos, servindo os baionenses, como temos feito”, afirmou.
Ainda a este propósito referiu a sua satisfação por, pela primeira vez, ter transitado na EN 304-3 “totalmente pavimentada”, elencando outras obras no território, exemplos de que “continuamos a cumprir com os baionenses”, assegurou.
Dirigindo-se a quem “se escuda ou esconde atrás de um computador, usando as redes sociais para apontar críticas à realização de eventos e festas”, Paulo Pereira, apelou a que “venham para a festa, venham conviver, viver a vida pela positiva! Não há rede social melhor do que esta. Conviver e divertirem-se na presença dos amigos, da família, da nossa comunidade”, reforçou.
O autarca explicou ainda que a realização destes eventos “para além da componente lúdica e da dinamização económica, nunca irá pôr em causa o cumprimento de todos os compromissos que assumimos com os baionenses, até porque esses eventos fazem parte, precisamente, dos nossos compromissos.”.



Durante a cerimónia de abertura, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, manifestou “o imenso prazer por darmos início à 7ª edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, um evento que, com muito orgulho e dedicação, organizamos novamente este ano.”
“Agradecemos a presença de todos os representantes das entidades e associações da freguesia e do concelho, cuja participação enriquece e eleva a nossa feira, aumentando a responsabilidade de proporcionar um evento de excelência”, acrescentou, destacando ainda “o apoio crucial da Câmara Municipal, sem o qual não seria possível continuar a melhorar e consolidar este evento como uma marca distintiva do nosso concelho e da região.
Ao longo das edições, a autarquia tem demonstrado um crescente empenho e investimento para garantir as melhores condições para o crescimento contínuo da feira.”
O autarca zezerense, ressaltou ainda “a importância da colaboração entre instituições e produtores para assegurar o sucesso, que se reflete no desempenho de todos e na qualidade dos produtos apresentados.
Este sucesso não só permitirá a continuidade e o crescimento da feira, como também atrairá visitantes ao longo do ano, fortalecendo a ligação entre os consumidores e os nossos produtos, comerciantes, freguesia e concelho”, frisou, terminando a sua intervenção com “um agradecimento especial a todos os participantes, dos produtores de vinho aos artesãos, sem os quais a feira não seria possível.”
Por seu lado, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, realçou “o crescimento contínuo deste certame e o impacto que já alcançou como evento de referência para a região”, acrescentando ainda que “este sucesso é resultado do trabalho árduo, da determinação e da colaboração de todos os envolvidos, algo que é evidente hoje aqui.”





















Na cerimónia de abertura estiveram presentes o vice-presidente, Filipe Fonseca, o vereador Henrique Ribeiro, outros autarcas, dirigentes associativos, empresários e um representante da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
O sucesso do certame promete o reencontro no próximo ano para a 8.ª Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas de Santa Marinha do Zêzere, com uma variedade de aromas e sabores que fazem despertar o palato, sempre acompanhados pelos excelentes vinhos verdes da sub-região de Baião.
Conteúdo atualizado em 25 de Setembro de 2024 às 16:50