O Executivo Municipal recentemente eleito promoveu, no dia 17 de novembro, a primeira reunião com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho com vista à definição das prioridades a serem incorporadas no Orçamento Municipal de 2026.
Partindo do princípio da estabilidade, equilíbrio e sustentabilidade das contas do município, o atual executivo comprometeu-se a reforçar o apoio financeiro global às Juntas de Freguesia, permitindo, desta forma, uma resposta mais alargada, eficaz e direta às populações no que concerne à limpeza da via pública e ao investimento público.
Este encontro marca o início de uma relação institucional que se quer próxima, respeitosa e profícua, onde a colaboração entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia será determinante para a consecução dos compromissos assumidos por todos os eleitos e, também, para o reforço da coesão territorial do concelho de Baião.
Por conseguinte, e no sentido de estreitar as relações bilaterais entre os Presidentes de Junta e o Executivo Municipal, foi assumido o compromisso pela Presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, responsável pelo pelouro das Freguesias e Coesão Territorial, que estas reuniões teriam uma periodicidade trimestral e que, adicionalmente, iniciará os atendimentos trimestrais à população na sede de todas as Juntas de Freguesia do concelho a partir de Janeiro, permitindo assim uma Presidência mais descentralizada e uma maior articulação entre eleitos e os eleitores.
No final da reunião, Ana Raquel Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Baião, afirmou que “o caminho que temos delineado para o nosso concelho não será possível sem o envolvimento e empenho de todos os Presidentes de Junta.
Como tal, atendendo ao facto de estarmos neste momento a trabalhar no Orçamento Municipal para o próximo ano, entendemos que é fundamental ouvir aqueles que são os representantes de cada freguesia para que nos possam transmitir quais as suas prioridades.
E embora os recursos sejam finitos para as necessidades existentes, assumi hoje o compromisso com todos que aumentaremos o apoio financeiro para todas as freguesias, para que possam dar uma resposta mais eficaz às suas populações.”




