O Município de Baião lançou o Orçamento Participativo para as Escolas (OPE) como parte integrante do Projeto Educativo Municipal e do Plano de Atividades para o ano letivo 2024/2025.
Com uma verba total de 14 mil euros, os recursos serão distribuídos entre os três Agrupamentos de Escolas do concelho.
O Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede e o Agrupamento de Escolas do Sudeste receberão 4 mil euros cada, enquanto o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil será contemplado com 6 mil euros, uma vez que possui ensino Secundário e o Centro de Apoio à Aprendizagem.
As propostas, foram elaboradas pelos alunos sob a supervisão de um responsável escolar e focam-se na promoção do bem-estar e na inclusão da comunidade escolar, dando especial ênfase às áreas da cultura, desporto e inclusão.
Após uma análise técnica, as propostas mais votadas em cada agrupamento serão beneficiadas diretamente com os recursos, contribuindo para a melhoria das condições e da experiência educativa.
Nos dias 28 de março e 1 de abril decorreram, nos agrupamentos, as apresentações dos projetos, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e da Vereadora da Educação, Anabela Cardoso, que serão agora sujeitos ao processo de votação até 20 de abril, seguindo-se a implementação das propostas selecionadas.
PROJETOS A VOTAÇÃO
Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil
– Bar / Sala de convívio (Associação de Estudantes e Alunos do 12.º B);
– Basquetebol + (MVP – Alunos do 12.º A);
– Rádio Escola (RAEVO – Alunos do 12.º C);
– Recreio Sensorial (CAA – Centro de Apoio à Aprendizagem);
– Estação Meteorológica Escolar (Meteorologi@ para todos – Alunos do 7.º B);
– Mãos na Argila (Alunos do 8.º A);
– Bancos para os alunos (Os Mark – Alunos do 10.º E);







Agrupamento de Escolas do Sudeste
– Mesa de Tecball (Alunos do 7.º B);
– Palco / Sofás (Alunos do 9.º B);
– Pintura Mural (Alunos do 8.º C);
Agrupamento de Escolas de Eiriz-Ancede
– Melhoria do Ambiente Escolar (Alunos representantes do 7.º B, 8.º A, 9.º B e 9.º A);
Tendo em conta que este projeto é o único apresentado por este agrupamento, está automaticamente aprovado.




Presente na apresentação dos projetos, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu que “o OPE é um verdadeiro exercício de cidadania e responsabilidade, permitindo que os estudantes participem ativamente na construção de um ambiente escolar mais inclusivo, sustentável e inovador.”
O autarca incentivou ainda os estudantes a terem uma participação ativa nas decisões que lhes dizem respeito, pois “nunca os jovens tiveram uma oportunidade tão direta de verem as suas ideias, que muitas vezes são desvalorizadas, serem consideradas para transformar a realidade escolar.
O Orçamento Participativo para as Escolas não é apenas um apoio financeiro. É um espaço para o desenvolvimento pessoal e comunitário, um incentivo para que cada proposta seja não só idealizada, mas também adaptada às necessidades reais da nossa comunidade escolar.
No entanto, não basta ter a ideia. É preciso acomodá-la no orçamento.
E mesmo que nem todas as propostas possam ser implementadas, o importante é que o projeto estimule o pensamento crítico e a ação conjunta, demonstrando que vocês são o presente e o futuro da nossa sociedade.”





