No âmbito da Estratégia Local de Habitação de Baião, o Município tem atualmente quatro obras em execução, representando um investimento global superior a 3,5 milhões de euros.
Entre os projetos em curso encontram-se:
- A requalificação de 18 frações habitacionais na Urbanização das Leiras, em Campelo;
- A requalificação da antiga EB1 de Outeiro, em Viariz, que dará origem a três fogos habitacionais;
- A requalificação da antiga EB1 de Prieira, em Teixeira, que resultará em duas soluções habitacionais;
- A requalificação da EB1 de Logocém, em Gestaçô, que será adaptada para residência partilhada destinada a seis habitantes.
Estas intervenções resultam de candidaturas submetidas ao Programa 1.º Direito, tendo obtido aprovação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.).
No mesmo âmbito, o Município já concluiu a reabilitação da antiga EB1 de Paredes de Baixo, em Santa Cruz do Douro, que atualmente acolhe cinco agregados familiares baionenses.
RESPOSTA AOS DESAFIOS DA HABITAÇÃO NO TERRITÓRIO
O programa 1.º Direito continua a ser uma prioridade estratégica, estando o Município a aguardar a aprovação de mais seis candidaturas, que visam a requalificação de antigas EB1 do concelho, entre as quais se destacam as EB1 de São Pedro, em Santa Marinha do Zêzere, e EB1 de Pedregal, em Mesquinhata.
Com estas onze candidaturas, Baião aponta para a criação de 55 respostas habitacionais, representando um avanço significativo na melhoria das condições de habitação social no concelho.
Paralelamente, os serviços municipais têm acompanhado 16 candidaturas de Beneficiários Diretos da Estratégia Local de Habitação, das quais seis já foram aprovadas, duas encontram-se em execução e uma já está concluída.
Este conjunto de ações sublinha o compromisso do Município de Baião com a dignificação das condições de vida dos seus cidadãos, assegurando uma resposta estruturada e sustentável ao desafio da habitação no território.






