Para assinalar o Dia Mundial do Cuidador Informal, comemorado a 5 de novembro, realizou-se no dia 8 de novembro, na Biblioteca Municipal António Mota, uma ação formativa intitulada “Verdades e Mitos Comuns em Torno da Experiência de Ser Cuidador”.
As dezoito Cuidadoras Informais presentes no encontro oriundas de várias freguesias do Concelho, puderam partilhar experiências, anseios e medos de quem tem pessoas a seu cuidado.
Esta iniciativa, realizada pela equipa de profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Baião e da Segurança Social, decorreu no âmbito do Projeto do Estatuto do Cuidador Informal, no contexto do Plano de Intervenção Específico para cada cuidador.
Contando com a colaboração da Câmara Municipal, a ação integra-se num conjunto de atividades mensais direcionadas para os cuidadores informais do concelho que, além de proporcionarem momentos de abstração e partilha de experiências do quotidiano entre cuidadores, visam também a aquisição de competências e conhecimentos transmitidos pelos serviços de saúde e segurança social.
O vice-presidente da Câmara e vereador dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, referiu que é muito “gratificante para o município marcar presença e colaborar nestas atividades, como forma de reconhecer o trabalho do cuidador informal – física e emocionalmente exigente -, e de valorizar a dedicação de cada um nos cuidados com os que lhe são próximos”, frisou.