Uma delegação do partido PAN – Pessoas Animais Natureza, em representação da Comissão Política Distrital do Porto, com Hugo Trindade e Manuela Carneiro, esteve em Baião no dia 4 de setembro, a convite do presidente da Câmara, Paulo Pereira, para visitar as instalações de recolha de animais errantes que servem o concelho, e se inteirar das políticas de proteção e bem-estar animal. No terreno, foi possível constatar, em resultado dos investimentos efetuados, as condições existentes, quer no Abrigo Animal, localizado no Centro Hípico de Baião, quer no CRO – Centro de Recolha Oficial de Animais, situado em Resende e que serve os dois municípios.
Agradecendo a visita, o autarca mostrou-se “muito satisfeito” pela oportunidade de dar nota da aposta que o executivo continua a fazer em prol dos cuidados e do bem-estar animal. “São áreas para as quais também temos direcionado a nossa ação, com investimentos concretos e relevantes, como é o caso do CRO, uma parceria com Resende e que envolveu uma verba superior aos 700 mil euros, respondendo, não de forma cabal, mas significativa, com qualidade, como foi possível verificar, a um dos problemas com que nos debatíamos, no âmbito da estratégia de controlo dos animais errantes”, sublinhou Paulo Pereira.
Além disso, Baião dispõe do Abrigo Animal, localizado no Centro Hípico, onde acolhe, neste momento, 54 cães, e tem em curso campanhas que promovem a esterilização de felídeos (gatos), agora direcionada, não apenas para os animais de munícipes com menores recursos económicos, mas para toda a população. Está também a decorrer a campanha CED – Captura – Esterilização – Devolução, aplicada aos gatos de rua, apontando ao controlo das colónias existentes.
Deste modo, segundo o vereador como pelouro da Proteção Animal, Henrique Ribeiro, estamos “não apenas a sinalizar o nosso cuidado, respeito e sensibilidade para com os animais, mas também a cuidar e a preservar a saúde pública, controlando as colónias de animais errantes”, frisou, apelando à população que contribua, não abandonando os animais, e optando pela adoção, caso pretendam ter um animal de companhia.
“CONDIÇÕES EXEMPLARES PARA OUTROS CONCELHOS”
Após a visita, a dirigente distrital do PAN, Manuela Carneiro, referiu ser “com agrado que hoje vemos que o concelho de Baião aposta no bem-estar animal, criando condições para receber animais errantes ou abandonados que se encontram no CRO para adoção. Há um notório investimento na causa animal com a criação de um CRO intermunicipal de Resende e Baião, com condições exemplares para outros concelhos. Apelamos à população que não compactue com as touradas aqui realizadas e que seja congruente com o trabalho realizado pelo executivo”, referiu.
Além do presidente da Câmara e do vereador com o pelouro da Proteção Animal, acompanharam a visita, o vice-presidente, Filipe Fonseca, a veterinária Municipal, Rita Bessa, e colaboradores da autarquia. Na visita ao CRO, em Resende, estiveram também, o presidente da Câmara local, Garcez Trindade, a vice-presidente, Maria José Dias, e o veterinário do Município, Francisco Neto.
Conteúdo atualizado em 25 de Setembro de 2024 às 16:49