O vice-presidente da Câmara de Baião, Filipe Fonseca, e o presidente da junta de freguesia local, António Bento, acompanharam no dia 9 de janeiro, o arranque dos trabalhos de requalificação da Extensão de Saúde de Gestaçô, enquadrada num plano mais vasto de investimentos no setor, que engloba mais três unidades de saúde – Santa Marinha do Zêzere (concluída); Eiriz (em fase de conclusão); e Teixeira (a iniciar brevemente), que ronda os 874 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e comparticipado pelo município.
O autarca sublinhou o avanço de “mais um investimento que serve a nossa população numa área particularmente sensível, como é a saúde, com um forte impacto na sua qualidade de vida. Este não é um investimento isolado, estando integrado num conjunto de intervenções que o município continua a realizar neste setor e que sinaliza o nosso empenho em proporcionar as melhores condições de vida aos baionenses que servimos”, vincou Filipe Fonseca.
CONFORTO E FUNCIONALIDADE PARA UTENTES E PROFISSIONAIS
A obra, agora em curso, adjudicada pelo valor de 76 mil euros, com prazo de execução de 180 dias, prevê uma intervenção abrangente no edifício existente, nomeadamente ao nível do terraço, que será impermeabilizado. Toda a estrutura será tratada termicamente, será instalada iluminação led e revistos ou renovados os aparelhos de ar condicionado.
As fachadas serão intervencionadas e serão colocados novos revestimentos, assim como os pavimentos interiores e as caixilharias que serão substituídas. As portas existentes em madeira serão tratadas e renovadas.
Durante a execução da obra, a unidade de saúde manter-se-á em funcionamento, estando acauteladas todas as condições de segurança.
O edifício ficará dotado de todo o conforto e funcionalidade proporcionando as melhores condições, quer para os utentes, quer para os profissionais que ali trabalham.
MELHORIA CRESCENTE DOS CUIDADOS DE SAÚDE
Esta é mais uma intervenção enquadrada no compromisso do município com a melhoria crescente dos cuidados de saúde à população, em linha com outras intervenções e ações, que demonstram a atenção permanente do executivo ao bem-estar e à qualidade de vida da população.
Quanto ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), regista-se, segundo Filipe Fonseca, “um período em que se tem sentido uma maior procura dos serviços. Aproveito para relembrar a população que a resposta está em funcionamento”, assegurou.
Perspetiva-se ainda para breve a retoma da Unidade Móvel de Saúde. O autarca recorda que da parte do município estão reunidas todas as condições para esse efeito. “Realizamos uma revisão geral ao veículo, reafectámos o recurso humano para o acompanhamento dos profissionais de saúde, estando agora a aguardar indicações da Unidade Local de Saúde do Tamega e Sousa para o início dos atendimentos descentralizados aos utentes do concelho”, adiantou.