O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, inauguraram no dia 9 de agosto, a Casa Mortuária da Freguesia, com a presença e benção do pároco local, Jorge Coutinho. Um equipamento que envolveu um investimento a rondar os 154 mil euros, há muito desejado pela autarquia local e pela população, e que completa o ciclo de equipamentos do género em todas as freguesias do concelho.
“Esta obra confere mais dignidade aos atos a que se destina, e é mais um compromisso que cumprimos”, destacou o presidente da Câmara, Paulo Pereira, elogiando o trabalho desenvolvido pela “equipa da Junta de Freguesia”, e fazendo referência ao “Compromissómetro”, ferramenta disponível na página oficial do Município, que atesta, em tempo real, a percentagem de obras executadas ou em execução, no quadro do conjunto de investimentos com o qual a atual gestão camarária se comprometeu junto dos baionenses.
“Nesta altura, temos 78% dos nossos compromissos concluídos ou em execução. Podemos, junto da nossa população, olhos nos olhos, dizer que estamos a cumprir com o que nos comprometemos. Continuamos a dar uma resposta positiva à confiança que em nós depositaram e, até ao final do mandato, no que depender só de nós, havemos de cumprir a totalidade dos compromissos”, assegurou Paulo Pereira. (paulo Pereira lado)
O presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, referiu que apesar de algumas situações que impediram a maior celeridade na concretização da obra, “é com grande satisfação que a inauguramos, sabendo da sua importância para a nossa freguesia”. O autarca agradeceu o empenho de todos deixando um sublinhado para o presidente a Câmara Municipal que, “mais uma vez, e como é habitual, honrou o compromisso assumido com a nossa população”, frisou. ( antonio bento)
Também o presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, destacou a importância da obra, sublinhando ainda outros investimentos de que a freguesia tem beneficiado, dando como exemplo, entre outros, o Centro de Relação Comunitária, recentemente inaugurado. (armando)
A Casa Mortuária de Gestaçô, implantada num espaço urbanístico contíguo ao cemitério, é composta por duas áreas distintas. A principal, de maior dimensão, onde se localiza a câmara ardente, com 45,10 m2, e uma área de entrada que inclui as instalações sanitárias. Foi também criado um espaço exterior coberto de chegada à Casa Mortuária, que funciona como antecâmara resguardada, protegendo as pessoas de eventuais situações de condições atmosféricas adversas.
Toda a estrutura foi projetada e executada por forma a servir com todas as condições de dignidade e conforto a população nos momentos difíceis em que prestam homenagem aos seus entes queridos.
A cerimónia de inauguração contou ainda com as presenças do vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca; de outros autarcas; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, dirigentes associativos e representantes de coletividades; técnicos e colaboradores da autarquia; e da população local.
Conteúdo atualizado em 25 de Setembro de 2024 às 17:01