Cerca de 400 pessoas, de todas as idades e oriundas de todo o concelho de Baião, participaram, na noite de segunda-feira, 5 de janeiro, no tradicional Cantar dos Reis, uma iniciativa que se afirma como um dos momentos mais representativos desta tradição ancestral de levar os cantares às comunidades, preservando práticas culturais enraizadas na identidade local.
Os grupos partiram às 21 horas, em desfile pela Rua de Camões, levando consigo cantares tradicionais, instrumentos musicais e adereços típicos, até à Praça Heróis do Ultramar, onde aguardava o executivo municipal. Já no local, a Presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, acompanhada pelo restante executivo e por vários presidentes de Junta de Freguesia, assistiu às atuações, cantou com todos os grupos e partilhou o momento com os participantes, num gesto de proximidade e valorização das tradições locais. Durante as atuações, todos os grupos desejaram o bom ano à Presidente da Câmara e ao executivo.
Nem o frio intenso, numa das noites mais geladas deste início de ano, foi suficiente para afastar quem fez questão de cumprir a tradição. À volta das fogueiras, o convívio manteve-se ao longo da noite, num ambiente marcado pela presença de crianças, jovens e adultos, vindos de diferentes freguesias do concelho, unidos pela música, pela memória coletiva e pela vontade de manter vivas práticas culturais transmitidas de geração em geração.
A Presidente da Câmara destacou a importância destas manifestações culturais, agradecendo a presença e o envolvimento de todos os grupos. “Estas tradições dizem muito daquilo que somos enquanto comunidade. É com enorme satisfação que vemos pessoas de todas as idades, vindas de todo o concelho, a manter vivo este património imaterial”, afirmou Ana Raquel Azevedo, deixando votos de um bom ano a todos os participantes.
Na mesma ocasião, a autarca deixou ainda o convite à população para o Cantar das Janeiras, que terá lugar no próximo dia 31 de janeiro, na tenda instalada no Mosteiro de Santo André de Ancede, onde se realiza a 24.ª edição do Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras, outro momento marcante do calendário cultural do concelho.
Foram 15 os grupos que participaram no Cantar dos Reis: Associação de Pais – APAVO; Casa do Povo de Campelo; Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares; Três Gerações de Ingilde; Associação de Danças e Cantares de Gestaçô; Grupo de Vilares; Grupo Etnográfico Cesteiras de Frende; Gestaçô em Marcha; Grupo Santo André de Ancede; Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Gestaçô; Banda Marcial de Ancede; Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere; Os Alegrinhos do Ingilde; Grupo de Concertinas do Lameirão; Rancho Folclórico de Baião.
