O Município de Baião realizou no dia 4 de dezembro, a audiência prévia prevista no Edital n.º 11/2025, no âmbito da revisão do Código Regulamentar Municipal, capítulo dedicado à atribuição de apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas.
As audiências decorreram individualmente com cada instituição candidata, entre as 9h15 e as 12h30, presididas pela Vereadora do Pelouro da Coesão Social e Habitação, Olívia Mendes, acompanhada pela técnica responsável pelas análises técnicas e pareceres, Arlete Miranda.
Desta diligência resultou a apresentação dos pareceres técnicos às entidades candidatas e a respetiva pronúncia favorável, permitindo ao executivo municipal dar seguimento ao processo e submeter todas as candidaturas analisadas à reunião de Câmara prevista para dezembro.
Durante a sessão, a Vereadora Olívia Mendes destacou o papel fundamental das IPSS na vida social do concelho, destacando que:
“As Instituições Particulares de Solidariedade Social têm-se afirmado como parceiros essenciais da Câmara Municipal de Baião na construção contínua e sustentada de uma maior coesão social. É intenção deste executivo estreitar e reforçar esta relação no futuro, valorizando o trabalho que diariamente desenvolvem junto das comunidades.”
A presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, juntou-se às audiências, sublinhando a importância da proximidade com estas instituições e reforçando o compromisso da autarquia, partilhando que:
“As Instituições Particulares de Solidariedade Social são parceiras primordiais na nossa visão para a coesão social do território. Queremos trabalhar lado a lado, ouvindo-as e respeitando o conhecimento que estas nos alocam enquanto comunidade.”
Finaliza, deixando com cada uma das IPSS o compromisso de reunir no início do próximo ano para que possam ser abordados outros assuntos além das candidaturas em análise.




